Biólogo

Dia das Aves

Dia das aves (5 de outubro): uma data para lembrar a importância da conservação das aves, um dos grupos de animais mais impactados pela presença humana.  

Dia das aves: 5 de outubro

5/10/2021 :: Marco Pozzana, biólogo

Conhecemos mais de uma centena de espécies que foram extintas devido à ação humana desde o século XVII. Várias outras centenas já tinham sido extintas nos séculos anteriores.

Migração das aves

Todavia, embora diversos programas de conservação estejam protegendo as espécies ameaçadas, a situação da diversidade de aves nunca foi tão preocupante.

A caça — ilegal ou não — jamais foi encerrada. Mas hoje esse talvez seja o menor dos problemas. A mudança climática está afetando espécies de aves mesmo em locais protegidos e preservados. De qualquer forma, a degradação ambiental também tem custado o fim da existência de muitas espécies.

Soldadinho-do-araripe, espécie ameaçada do Brasil. Rick elis.simpson

05 de Outubro

A data foi instituída pelo decreto nº 63.234, de 12 de setembro de 1968 assinado pelo Presidente Artur da Costa e Silva, estabelecendo o dia 5 de outubro como o “Dia da Ave”.

Nosso país é o segundo com a maior diversidade de aves no mundo, com 1.919 espécies registradas – quase 20% de todas as espécies existentes no planeta. Mas também é o primeiro em número de espécies ameaçadas, 171.

Sabiá laranjeira, escolhida como a ave nacional

Se é chocante quando lembramos antigas histórias de exploração e descaso com as aves, como a que levou o dodô à extinção, o que dizer do número crescente de espécies de pássaros extintos?

É preciso proteger as espécies de aves, essenciais para o equilíbrio ecológico de nossos Biomas, bem como para o assim chamado desenvolvimento sustentável.

Estudos e referências:
Comentários do Facebook
Sair da versão mobile