Biólogo

Galileu: O Pai da Ciência

Galileu: O Pai da Ciência: Galileu acreditava que as hipóteses feitas pelos estudiosos deveriam ser comprovadas pelo método científico, ou seja, por meio de experimentos controlados e cálculos. Por isso, ele é, justamente, considerado o “Pai da ciência”.

No documentário abaixo, um especial da série Os Seis Experimentos que Mudaram o Mundo.

Galileu: O Pai da Ciência

Galileu demonstrando as novas teorias astronômicas na Universidade de Pádua

Galileu Galilei

Galileu desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana.

Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea.

Leia também: Pioneiros da biologia

Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.

O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termómetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo.

O método empírico, defendido por ele, constitui um corte com o método aristotélico mais abstrato utilizado nessa época, devido a isto Galileu é considerado como o “pai da ciência moderna”.

Comentários do Facebook
Sair da versão mobile