Morfologia: É uma ferramenta fundamental para a identificação e classificação das espécies.
A descrição morfológica baseia-se na observação das estruturas presentes no corpo dos seres. Direcionando assim, o estudo das organizações estruturais dos organismos e possibilitando comparações entre os diferentes tipos de organizações estruturais (anatomia comparativa).
Morfologia
Morfologia é o estudo da forma dos seres vivos, ou de parte deles. Este estudo pode ser dividido em duas partes: Anatomia (visão macroscópica) e Histologia (visão microscópica).
M. vegetal é a parte da Botânica que estuda as formas e estruturas dos organismos vegetais.
A M. animal é o estudo das formas e estruturas nos seres que são pertencentes ao reino Animalia.
Enquanto o conceito de forma na biologia, oposto à função, remonta a Aristóteles, o campo da morfologia foi desenvolvido por Johann Wolfgang von Goethe (1790) e independentemente pelo anatomista e fisiologista alemão Karl Friedrich Burdach (1800).
Morfologia é o tratado das formas que a matéria pode tomar. Do grego “morphe” (morfo = forma) e (logos = estudo).
Divisões
-
A morfologia comparativa é a análise dos padrões do locus das estruturas dentro do plano do corpo de um organismo e forma a base da categorização taxonômica.
- M. funcional é o estudo da relação entre a estrutura e função das características morfológicas.
- M. experimental é o estudo dos efeitos de fatores externos sobre a morfologia de organismos sob condições experimentais, como o efeito da mutação genética.
- Anatomia é um “ramo da morfologia que lida com a estrutura dos organismos”.
- M. Molecular é um termo usado em países de língua inglesa para descrever a estrutura de moléculas compostas, tais como polímeros e ácido ribonucléico (RNA).
- M. Bruta se refere às estruturas coletivas de um organismo como um todo, como uma descrição geral da forma e estrutura de um organismo, levando em consideração todas as suas estruturas sem especificar uma estrutura individual.
Veja também: As aparências enganam