Biólogo

O Lobo-da-tasmânia

Tilacino: Poucas lembranças são tão tristes como a imagem de um animal extinto pela ação do homem. Essa é a história do Lobo-da-tasmânia (Thylacinus cynocephalus), o maior marsupial carnívoro dos tempos modernos.

O Lobo-da-tasmânia (Tilacino)

11/5/2021 ::  Por Josué Fontana

Relatos de encontros com animais que poderiam ser o Tilacino ainda são reportados. Todavia, a espécie está há décadas reportada oficialmente como extinta. 

O lobo-da-tasmânia (Thylacinus cynocephalus),

Eram mal vistos pelos colonos e passaram a ser mortos por atacarem o gado das fazendas. Caçadores recebiam recompensas do governo pelo abate.

O período mais dramático para a espécie foi de 1830 a 1909 – a época que marcou a chegada da maior parte dos imigrantes europeus à Oceania. O último exemplar conhecido morreu no Zoológico de Hobart em 1936.

Tilacinos em Washington, 1902 © Baker; E.J. Keller

Infelizmente pouco sabemos do comportamento do marsupial. Os principais relatos se referem a espécimes que estavam em cativeiro. Entretanto os biólogos tem como certos alguns comportamentos.

O Lobo-da-tasmânia era um caçador noturno, e passava o dia entocado em pequenos abrigos. Acredita-se que buscava refúgio nas colinas e florestas durante o dia e caçava na planície à noite.

Os primeiros observadores notaram que o animal era reservado, evitando contato com humanos, apesar de também demonstrar curiosidade.

Tigre-da-tasmânia (Thylacinus cynocephalus)

Também conhecido como “tigre-da-tasmânia”, o animal era nativo da Austrália e Nova Guiné. Foi extinto na Austrália continental milhares de anos antes da colonização europeia, mas sobreviveu na ilha da Tasmânia junto com diversas espécies endêmicas, incluindo o diabo-da-tasmânia. 

Curiosidades :
Estudos:
Comentários do Facebook
Sair da versão mobile