ConservaçãoMamíferosMastozoologiaZoologia

Diabo-da-tasmânia

Diabo-da-tasmânia: Animal que já esteve à beira da extinção, o diabo-da-tasmânia (Sarcophilus harrisii) se recuperou graças à esforços conservacionistas, mas sofreu novamente drástica redução por uma doença genética e segue ainda listado como ‘em perigo’ pela IUCN. artigo original www.biologo.com.br

Diabo-da-tasmânia, em busca do tempo perdido

15/2/2022 ::  Por Marco Pozzana, biólogo

O diabo-da-tasmânia (Sarcophilus harrisii), também conhecido como demônio-da-tasmânia, é endêmico da ilha da Tasmânia, na Austrália. Pertence à família Dasyuridae, formada por mamíferos marsupiais nativos da Austrália e Nova Guiné.

demônio-da-tasmânia
© Mathias Appel, CC0, Wikimedia

É um animal com aparência de urso, forte e robusto que se alimenta principalmente de animais de pequeno porte. No corpo escuro destaca-se uma mancha de pelos brancos na região do peito com a garganta. 

É capaz de se deslocar com agilidade, podendo subir em árvores e até de nadar em rios. Os machos lutam entre si disputando as fêmeas. Não são monogâmicos. 

Tornou-se o maior marsupial carnívoro do mundo, após a extinção do lobo-da-tasmânia em 1936.

O declínio da espécie parece ter se iniciado há cerca de três mil anos, período que coincide com a chegada e expansão dos aborígenes e a introdução do dingo além de uma mudança brusca no clima. Nessa época a espécie teria se extinguido na Austrália continental como apontam estudos.

Todavia, após a chegada dos europeus — que viam o diabo-da-tasmânia como uma ameaça para os cordeiros e aves de criação — é que os animais remanescentes na Tasmânia sofreram as maiores baixas.  

Tasmanian devils have been reintroduced into the wild in mainland Australia for the first time in 3,000 years. | ResetEra

Demônio-da-tasmânia: conservação

Diabo-da-tasmânia, em busca do tempo perdidoEm 1941 o Sarcophilus h. foi finalmente protegido pelo governo. As populações vinham se recuperando, até que, no fim da década de 1990, o DFTD (tumor facial do diabo-da-tasmânia) reduziu drasticamente a população e permanece como ameaça para a espécie.

A partir de 2013 animais foram enviados para zoológicos em todo o mundo como parte do programa Save the Tasmanian Devil do governo australiano.

Hoje o diabo-da-tasmânia se tornou um símbolo da Tasmânia. Diversas empresas e organizações usam o animal em suas marcas e produtos. Atrai turistas para a Tasmânia e ficou consagrado no imaginário popular como personagem de desenho animado.

Fontes e referências:
Comentários do Facebook