ConservaçãoMamíferosMastozoologia

Lobo-vermelho, esperança para um raríssimo canídeo

Lobo-vermelho: antes com ampla distribuição na América do Norte, o Canis rufus quase foi levado à extinção e hoje encontra-se criticamente ameaçado. Felizmente, 12 filhotes saudáveis nasceram por um programa de conservação no zoológico da Carolina do Norte. artigo original www.biologo.com.br

Lobo-vermelho, esperança para um raríssimo canídeo 

24/6/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo

O lobo-vermelho (Canis rufus) quase desapareceu em meados de 1900, principalmente  devido a programas agressivos de controle de predadores, destruição de habitat e hibridização com coiotes. Red Wolves GIFs | Tenor

Desde então, a situação não melhorou, foi declarado extinto na natureza em 1980 e hoje restam cerca de 250 exemplares, dos quais 200 encontram-se em cativeiro.

Para rebater esta trágica história, o Zoológico da Carolina do Norte anunciou o nascimento de três ninhadas de lobos vermelhos no final de abril. Nada menos que 12 filhotes de um animal raríssimo e fascinante.

A esperança dos conservacionistas e biólogos é que mais lobos-vermelhos possam em breve ser introduzidos na natureza. Estima-se que existam apenas 23 lobos vermelhos inseridos na vida selvagem, situação que torna o nascimento da ninhada crucial para a conservação da espécie.

filhotes lobo vermelho
Alguns dos filhotes. © Moriah Angott/N.C. Zoo

Conservação – (SSP)

O lobo-de-honshu ou lobo-japonês (Canis lupus hodophilax)
leia: lobo-japonês

O “Plano de Sobrevivência de Espécies” (SSP), que começou em 1984 atua como uma espécie de casamenteiro para espécies ameaçadas de extinção, levando em consideração “genética e demografia” para determinar quais casais de lobos-vermelhos produzirão os descendentes geneticamente mais diversos.

Desde 1996, a IUCN classificou o lobo-vermelho como uma espécie criticamente ameaçada. Duas subespécies são consideradas extintas: †C. r. floridanus e †C. r. gregory.

Fontes e referências:

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook