EvoluçãoMamíferosZoologia

Lobo-de-honshu

Lobo-de-honshu: uma equipe de pesquisadores no Japão encontrou evidências de que o lobo-japonês (Canis lupus hodophilax) é o parente mais próximo conhecido dos cães domésticos. artigo original www.biologo.com.br

Lobo-de-honshu, o parente mais próximo do cão doméstico

29/10/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo 

Uma equipe de pesquisadores ligados a várias entidades no Japão publicou um artigo na revista científica bioRxiv em outubro de 2021 descrevendo uma análise genética da extinta subespécie de lobo e sua relação com os cães modernos.

As análises foram reveladoras: o lobo-de-honshu, também conhecido como lobo-japonês (Canis lupus hodophilax) — uma subespécie do lobo-cinzento que teria vivido no Japão por milhares de anos até o início do século XX — seria o parente mais próximo conhecido dos cães domésticos.

A pesquisa partiu de duas informações: a de que o lobo-japonês tem ligação com uma linhagem de lobos siberianos, também revelada por uma análise genética — e a de que cães poderiam ter surgido na Sibéria.

O lobo-de-honshu ou lobo-japonês (Canis lupus hodophilax)
O lobo-de-honshu ou lobo-japonês (Canis lupus hodophilax)

Para descobrir as informações genéticas que o lobo-de-honshu e cães possivelmente compartilham, os cientistas sequenciaram o genoma de 11 cães, incluindo raças como shiba inu, e de nove lobos.

Espécime empalhado de lobo Honshu
Espécime empalhado no Museu Nacional da Natureza e Ciência, Tóquio, Japão.

A subespécie foi declarada extinta em 1905 depois que caçadores e proprietários de terras os mataram. No entanto muitas amostras de tecidos e ossos foram preservadas. No estudo, o material de DNA do animal extinto foi extraído de espécimes encontrados em museus e em telhados de casas antigas, onde pessoas costumavam mantê-los. 

É provável que todos os cães que conhecemos hoje tenham descendido de uma única população de lobos-cinzentos, cuja origem permanece desconhecida. No estudo sobre o lobo-japonês surge uma nova pista a partir da descoberta de que esse animal seria o parente mais próximo conhecido dos cães domésticos.

Origem do cão doméstico

Pesquisas anteriores mostraram que os cães domésticos modernos evoluíram de um tipo de lobo cinzento que não existe mais. Também apontam que aproximadamente 2% do DNA de um cão de trenó que morreu há 10.000 anos era do lobo japonês. Os pesquisadores sugerem que tal cruzamento parece ter ocorrido antes do lobo japonês chegar ao Japão.

Os cientistas descobriram que o lobo-de-honshu está em um ramo evolutivo único de lobos que surgiu entre 20.000 e 40.000 anos atrás. Eles também notaram que alguns desses antigos lobos evoluíram para lobos-japoneses e outros para cães.

lobo-de-honshu ou lobo-japones
Lobo-de-honshu ou lobo-japones

O estudo sugere que ele viveu no leste da Ásia (não no Oriente Médio ou na Europa, como tem sido amplamente sugerido) e sua linha de lobos migrou mais tarde para o Japão.

Ainda não está claro, no entanto, o que aconteceu com a linha que evoluiu para cães. O DNA também mostrou que havia algum cruzamento entre a linhagem do lobo e a linhagem do cão.

Eles também observam que cães e dingos da Nova Guiné têm a maior quantidade de DNA de lobo-japonês de qualquer espécie moderna, sugerindo que o lobo migrou grandes distâncias.

Fontes e referências:

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook