OrnitologiaZoologia

Lóris-arco-íris-molucano

Lóris-arco-íris-molucano: bonita ave que não só não se encontra ameaçada de extinção, como foi classificada como uma praga em certas regiões. Esta espécie de psitacídeo (Trichoglossus moluccanus) é comum na Austrália e é tida como uma queridinha dos criadores pelo mundo.artigo original www.biologo.com.br

Lóris-arco-íris-molucano: da Austrália para o mundo

24/8/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo

Comum ao longo da costa leste da Austrália, do norte ao sul de Queensland, o papagaio lóris-arco-íris-molucano prefere ocupar florestas tropicais e costeiras. Com suas cores exuberantes e temperamento dócil, é muito procurado como animal de estimação.

papagaio lóris-arco-íris-molucano

Embora não esteja ameaçado de extinção, segundo a IUCN as populações selvagens tem declinado, segundo a última atualização em 2016. De qualquer modo, a espécie foi considerada uma praga após ser solta em locais inadequados como regiões da Austrália e Nova Zelândia.

De acordo com o censo anual da Birdlife Australia, é a ave mais comumente observada na Austrália. Portanto, é considerada ‘de menor preocupação’ pela BirdLife International.

Também conhecidos como lóris-molucano, lóris-arco-íris ou lóris-molucanos, costumam voar em pares e ocasionalmente respondem a chamadas para voar em bando, mas depois se dispersam novamente em pares.

Os casais defendem seu território agressivamente contra outros lóris-arco-íris e outras espécies de aves. Eles perseguem aves menores, mas também maiores como a pega-australiana (Gymnorhina tibicen).

Trichoglossus moluccanus (Gmelin, 1788)

Trichoglossus é um gênero de aves da família Psittacidae. As espécies desse gênero são conhecidos popularmente por lóris.  

O lóris-arco-íris-molucano foi descrito como espécie em 1788 pelo naturalista alemão Johann Friedrich Gmelin. Seis táxons posteriormente foram listados como subespécies, mas hoje são tratadas como espécies distintas.

Todavia, duas subespécies são reconhecidas: T.m. septentrionalis (Robinson, 1900) – Península do Cabo York, nordeste da Austrália) e T.m. moluccanus (Gmelin, JF, 1788) – Austrália e Tasmânia.

Gmelin equivocadamente escolheu epíteto específico moluccanus, porque acreditava que os espécimes tinham vindo das ilhas Molucas, na Indonésia. A localidade tipo foi alterada para Botany Bay, Austrália em 1916. 

O T. moluccanus é um papagaio com plumagem muito brilhante e colorida, de porte médio e comprimento variando de 25 a 30 cm (com a cauda). O peso vai de 75 a 157 g.

A cabeça é da cor azul profundo com um colar nucal amarelo-esverdeado, cujo restante das partes superiores são verdes. O peito é laranja e amarelo. A barriga é azul e as coxas e garupa são verdes.  Os juvenis têm um bico preto, que gradualmente fica laranja como nos animais maduros.

Lóris-arco-íris-molucano
Lóris-arco-íris-molucano © Mike Prince

Um papagaio astucioso

O lóris-molucano foi introduzido, intencionalmente ou não, em outras partes da Austrália e países como Tasmânia, Nova Zelândia e na cidade de Hong Kong. Estas aves mostraram forte capacidade para persistir em locais fora de sua área de origem, competindo com outras espécies e dominando territórios.

Top 30 Rainbow Lorikeet GIFs | Find the best GIF on Gfycat

Tal facilidade de adaptação, juntamente com introduções irresponsáveis, fizeram com que a espécie se tornasse um problema, em certas regiões. Acidentalmente solta no sudoeste da Austrália Ocidental na década de 1960, prosperou e foi classificada como uma praga naquela área.

Uma população selvagem se estabeleceu na Nova Zelândia depois que um homem ilegalmente liberou aves de cativeiro na área, na década de 1990, que começaram a se reproduzir na natureza. Quase dez anos depois, uma população selvagem havia se estabelecido na região, mostrando a capacidade da espécie de se adaptar ao clima e ao ambiente da Nova Zelândia.

Problema ambiental

Para evitar a competição com as espécies nativas, o Departamento de Conservação começou a erradicar a população selvagem. Hoje as autoridades estão atentas para evitar que o lóris-molucano se estabeleça fora de sua área natural. 

Estas aves também são vistas como pragas por muitos proprietários de áreas com árvores frutíferas porque os lóris se alimentam das frutas. Em áreas urbanas, as aves fazem ruídos que podem  incomodar, juntamente com seus excrementos em áreas externas e sobre os veículos.

O lóris-molucano é, por fim, uma ave para ser admirada por sua beleza, inteligência e temperamento dócil. No entanto, é preciso que os criadores tenham consciência para os perigos para o ambiente ao se introduzir espécies exóticas. 

Fontes e referências:

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook