Os Tubarões: Enquanto muitos pensam que os tubarões são “máquinas de matar”, somos nós humanos que realmente estamos assassinando milhares desses animais todos os anos.
Na verdade esses animais são muito diferentes da imagem que temos deles. Novos estudos têm indicado que muitas espécies de tubarões possuem poderosas habilidades cognitivas, habilidade social e curiosidade.
Os Tubarões
A relação entre as massas corporais e cerebrais dos tubarões é semelhante à dos mamíferos e de muitos vertebrados avançados, embora pequena comparada com a do homem.
Mas não é só pela inteligência que temos que respeitar e preservar esses peixes. Como predador de topo, o tubarão exerce um importantíssimo papel no equilíbrio das espécies marinhas.
Estima-se que 100 milhões de tubarões são mortos por pessoas a cada ano, devido à pesca comercial e recreativa.
De acordo com o grupo de especialistas em tubarões da IUCN, 24% das espécies estão sob ameaça de extinção.
Principais espécies de tubarão
• Tubarão-branco (Carcharodon carcharias) – O maior peixe predador nos oceanos. Os tubarões brancos são bem conhecidos por seu tamanho e fama de assassino. Mas são raros os ataques com perda de vida humana. Por outro lado, o número desses animais nos oceanos é cada vez menor.
• Tubarão-cobra (Chlamydoselachus anguineus) – Esta é uma espécie muito interessante da família Chlamydoselachidae, que contém apenas o tubarão-cobra como espécie não-extinta. É um dos animais mais antigos do planeta que ainda persistem.
• Tubarão da Groenlândia (Somniosus microcephalus) – Um dos maiores do mundo, chegando a medir mais de 6,5 metros. É a espécie de vertebrado com a maior expectativa de vida conhecida com uma média de 272 anos (As lentes oculares sugerem que uma fêmea morreu com cerca de 392 anos).
• Tubarão de Galápagos (Carcharhinus galapagensis) – Há alguns anos, a espécie foi considerada extinta no Brasil. Relatos históricos apontam que grandes populações viviam no arquipélago de São Pedro e São Paulo.
• Tubarão-duende (Mitsukurina owstoni) – Este animal de pele rosa tem um perfil distinto. Espécie de porte grande, variando entre 3 e 4 m de comprimento quando adulto, embora possa crescer consideravelmente mais. Vive em águas profundas.
• Galha-branca (Carcharhinus longimanus) – Grande animal que habita mares temperados, tropicais e quentes. Uma das três espécies mais abundantes dos oceanos. Também é uma das que mais atacam humanos por engano.
• Tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) – Um dos mais temidos. É responsável por uma grande parte dos incidentes fatais com mordidas de tubarão, todavia ataques a mergulhadores não são muito comuns.
Salvem os Tubarões
• Tubarão-mako (Isurus oxyrinchus) – É considerado o mais rápido, podendo chegar aos 88 km/h em curtas distâncias, ultrapassado em velocidade apenas pelo atum dourado e pelo marlim.
• Tubarão-Limão (Negaprion brevirostris) – Podem crescer até 3,4 metros de comprimento. No Brasil pode ser encontrado em Fernando de Noronha e no Atol das Rocas. Não são considerados uma ameaça significativa para humanos.
• Tubarão-martelo (Sphyrna spp.) – Os tubarões mais ameaçados de extinção. Facilmente identificáveis pelas projeções em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.
• O tubarão-baleia (Rhincodon typus) não é somente a maior espécie de tubarão. É o maior peixe vivo e, o maior vertebrado não minguante existente.
>> veja também: Documentário Evolução dos tubarões