Silvicultura: a humanidade vem buscando, cada vez mais, soluções que respeitem a sustentabilidade, visando aproximar-se do assim chamado desenvolvimento sustentável. É nesse contexto que apresentamos a silvicultura, ciência relacionada com conceitos como o manejo florestal sustentável.
Silvicultura e o Manejo Florestal Sustentável
6/9/2021 :: Por Josué Fontana
Buscar uma forma de explorar os recursos das florestas preservando a mesma não é mais um capricho de ambientalistas, mas uma necessidade de se adequar ao mercado mundial, de forma racional e objetiva.
É nesse cenário que ocorre a valorização da Silvicultura, a ciência do aproveitamento e exploração das florestas, de forma inteligente. Esse processo envolve a manutenção e colheita de árvores selecionadas, empregando técnicas que respeitam os mecanismos naturais dos ecossistemas, preservando a biodiversidade dessas florestas e permitindo ainda a exploração comercial madeireira.
Uma atividade econômica de exploração florestal seletiva
Na silvicultura a ocupação florestal se dá de modo a buscar dividendos de forma sustentável. Para tal objetivo, é possível planejar uma floresta e selecionar as espécies de plantas para o plantio de mudas, focados no interesse ecológico, econômico, social e científico.
O manejo de uma área de silvicultura demanda a atuação de técnicos de várias áreas da ciência. Em se respeitados os preceitos técnicos, os serviços ecossistêmicos podem ser prestados continuamente pela floresta, contribuindo na preservação das espécies, ao mesmo tempo que promove qualidade de vida e desenvolvimento para a sociedade.
Manejo Florestal Sustentável (MFS)
Para o MFS é fundamental a prescrição das técnicas de tratamentos silviculturais.
É importante salientar que o MFS visa a permanência da floresta em pé, até para a manutenção da atividade econômica.
Outro lado valoroso desta ciência é que ela permite que as populações nativas vivam dos recursos da floresta, evitando sua derrubada e contribuindo para que a floresta seja preservada, ao mesmo tempo que lhe confere importância econômica.
Fontes e referências:
- The Swiss Forestry Journal (SZF) – meridian.allenpress.com (em inglês).
- “How does the forest industry contribute to the economy?”. www.nrcan.gc.ca. (em inglês).