Educação AmbientalMeio Ambiente

Sistema Agroflorestal

Sistema Agroflorestal: Sistema Agroflorestal (SAF) [ou Agrofloresta] é um sistema de culturas que mais se aproxima de uma floresta natural. Um sistema agroflorestal permite o plantio de alimentos de forma sustentável e ainda faz a recuperação de uma floresta.

Sistema Agroflorestal

8/12/2020 ::  Por Josué Fontana

O SAF permite o cultivo integrado, possibilitando obter um equilíbrio produtivo, promovendo a união da produção com a preservação.

Agrofloresta ou Sistema Agroflorestal (SAF)A agrofloresta recupera antigas técnicas de povos tradicionais de várias partes do mundo, unindo a elas o conhecimento científico acumulado sobre a ecofisiologia das espécies vegetais, e sua interação com a fauna nativa. 

A agricultura e a pecuária são as principais causas do desmatamento no Brasil. No sul da Bahia, o principal responsável pela manutenção da mata atlântica é o cacau cabruca, que por sua vez é uma forma de sistema agroflorestal.

SAF

A busca do desenvolvimento sustentável

Para se caracterizar um SAF, deve ter consórcio com espécies florestais, caso este único quesito seja cumprido, o SAF já estará contribuindo para a preservação ambiental. Isto sem contar nos sistemas mais complexos de agrofloresta, que por sua vez consorcia várias espécies florestais, nativas ou exóticas. Esses sistemas mais adensados obtêm maior sucesso na preservação do ambiente. Eles conservam o solo da exposição direta, tornando-o assim mais rico e produtivo.

Na fauna o SAF se destaca como único modelo de produção agrícola que pode ser o habitat de diversas espécies de animais, na fauna, como o próprio nome já diz, e também pelo requisito de obter no mínimo uma espécie florestal já nos diz o quanto esse sistema é importante para a flora.

——-

Curso gratuito sobre Sistemas Agroflorestais com ênfase em fruticultura

Sistema-Agroflorestal-SAF
Agrofloresta em Banfora, Africa. com Borassus akeassii e Faidherbia albida. © Marco Schmidt

A Embrapa Cocais (São Luís, MA) realizará, no período de 8 a 10 de dezembro, no horário das 8h às 12h (horário de Brasília), curso gratuito que vai abordar técnicas voltadas para Sistemas Agroflorestais (SAFs) com ênfase em tecnologias sustentáveis para cultivo de frutíferas. 

O público poderá enviar perguntas e comentários por meio do chat de interação da transmissão. O público-alvo é formado por técnicos, agricultores e acadêmicos que atuam em atividades do tema do curso.  

O curso faz parte da programação do projeto “Tecnologias sustentáveis para o fortalecimento da fruticultura na Amazônia (TecFruti)”, do Projeto Integrado da Amazônia (PIA), financiado com recursos não-reembolsáveis do Fundo Amazônia e liderado pela Embrapa Roraima, com ações desenvolvidas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Roraima. O objetivo geral do projeto é promover ações de desenvolvimento, transferência de tecnologia e construção de conhecimentos e estratégias para produção sustentável de frutas no Bioma Amazônia. Mais informações aqui.

Estudos e referências:

  • Engel, Vera (1999). Sistemas Agroflorestais: Conceitos e Aplicações (PDF). Botucatu: Unesp/Botucatu
  • LAURA, Valdemir A.; ALVES, Fabiana Villa; ALMEIDA, Roberto G. (Edt.) Sistemas agroflorestais: a agropecuária sustentável — Brasília : Embrapa, 2015. 208 p.
Comentários do Facebook