BioéticaCuriosidades

Por que biólogos são desvalorizados

Por que biólogos são desvalorizados no Brasil?: Sabemos da enorme importância da biologia para a sociedade. Mas, afinal, por que biólogos ainda não têm o devido e merecido espaço no Brasil?

artigo exclusivo www.biologo.com.brPor que biólogos são desvalorizados?

26/4/2021 ::  Por Marco Pozzana – Biólogo

Essa é uma questão intrincada, que envolve diversos fatores históricos e políticos do nosso país. Todavia, podemos levantar algumas hipóteses para refletir sobre como uma profissão tão relevante pode ser subestimada.

Ciência sob ataque
Ciência sob ataque

A biologia é uma ciência de enorme complexidade que, muitas vezes, requer do profissional mais tempo de estudo na formação do que em outras profissões. No entanto, apesar da dedicação, é cada vez mais comum vermos biólogos insatisfeitos com a falta de oportunidades e os salários baixos.

Cabe dizer que vivemos em uma época de inversão de valores. O que justifica que temas e profissões como meio ambiente, biodiversidade, médicos e cientistas sejam atacados e depreciados como temos visto? 

Inversão de valores e falta de oportunidades

Por que biólogos são desvalorizados - mangue, manguezal
Biólogo em estudo sobre a biomassa em ecossistemas de mangue. © Kate Evans/CIFOR

Com relação ao meio ambiente, um exemplo claro de menosprezo por parte das esferas governamentais é a gestão do manguezal. O mundo reconheceu os mangues como um dos ambientes mais ricos e prioritários para preservação. Porém, o Ministério do Meio Ambiente chegou a revogar as regras que protegem manguezais e restingas.

Negacionistas estão nos postos mais altos do comando do país. Generais e militares de patentes elevadas, sem qualquer experiência ou formação adequadas, comandam áreas antes destinadas somente a técnicos especializados, entre eles biólogos. Para piorar, os brasileiros estão entre os que menos acreditam que os cientistas fazem o que é certo para a sociedade.

Vimos empenho por parte do governo com relação ao desmantelamento do IBAMA e CMBIO. Assistimos também a grandes cortes na CAPES e CNPQ, agências de fomento essenciais ao desenvolvimento de pesquisas, o que dificulta, e muito, a vida de quem trabalha com ciência no Brasil. Em cenário de pandemia do novo coronavírus, estamos longe de alcançar a vacinação para todos. Enquanto isso, o kit de tratamento precoce ainda é prescrito, mesmo sem eficácia científica comprovada. Vale comentar que tópicos prioritários na esfera federal, a despeito da biologia e demais ciências, são a flexibilização da posse de armas e das leis de trânsito.

Fuga de cérebros
Biologia no Brasil

Outro fator preocupante para o campo da biologia no país diz respeito ao fenômeno da “fuga de cérebros”. Muitos de nossos melhores profissionais acabam deixando o Brasil devido aos parcos recursos disponíveis para se desenvolver uma pesquisa de ponta por aqui.

E claro, não podemos deixar de avaliar que a pandemia pouco contribui, especialmente no Brasil, um dos países mais afetados pela doença no mundo. Muitos trabalhos presenciais foram cancelados, profissionais demitidos e eventos cancelados. É um problema que compartilhamos com outras profissões.

Depreciação da profissão

Monitorando a saúde dos corais
Monitorando corais. © Projeto Coral Vivo

É comum, ainda, vermos na internet pessoas pedindo ajuda de “especialistas” para identificar uma espécie animal ou vegetal. Isso quando o leigo não resolve fazer ele mesmo a identificação com ajuda de um aplicativo. Vemos que muitas vezes essas pessoas são ajudadas pelos tais “especialistas” ou até conseguem ajuda de alguém qualificado, como um biólogo, gratuitamente.

Notem que o exemplo acima é apenas a “ponta do iceberg”, mas ilustra a complexidade do problema. Há um processo de automação em curso, em que os leigos têm acesso a uma enorme quantidade de informação e ferramentas (nem sempre confiáveis) que não estavam disponíveis há 20 anos. Há também o fato de um profissional fornecer gratuitamente uma informação que deveria ser remunerada, o que desvaloriza o próprio trabalho.

Porque biólogos são importantes
Porque biólogos são importantes

Para agravar o cenário, atividades antes exclusivas do profissional da biologia hoje são exercidas por técnicos de outras áreas ou por pessoas que fazem um curso online. Um exemplo é o paisagismo, hoje também exercido por arquitetos, agrônomos, entre outros.

Podemos concluir que a pesquisa científica no Brasil tinha suas dificuldades, mas que o momento que estamos passando é de forte agravamento das mesmas, sem paralelo em nossa história. Para quem ama ciência como nós, ainda vale se aventurar com uma boa dose de otimismo e determinação. Precisamos dos biólogos! 

Fontes e referências:

Comentários do Facebook