ConservaçãoEcologiaEducação Ambiental

Importância dos mangues

Importância do mangue: Os manguezais são preciosos para o meio ambiente por vários motivos. São ecossistemas complexos e dos mais férteis e diversificados do planeta. 

Importância do mangue

O manguezal foi definido como “ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, característico de regiões tropicais e subtropicais, sujeito ao regime das marés” (SCHAEFFER-NOVELLI, Y. Manguezal ecossistema entre a terra e o mar. São Paulo: Caribbean Ecological Research, 1995, p. 7).

Mangue - manguezal
© Nathalia Verony

É definido como um ecótono, uma zona de transição, região resultante do contato entre dois ou mais biomas fronteiriços. 

Embora desprezados, estão entre os mais ricos e importantes ecossistemas para o ambiente e a sociedade. Os mangues exportam matéria orgânica para os estuários, contribuindo para a produtividade primária na zona costeira.

Mangue - A erosão das praias brasileiras
A erosão das praias brasileiras

A fauna aproveita esses ecótonos como grandes “berçários” naturais. Os animais tem alto valor ecológico e econômico, incluindo aves, peixes, moluscos e crustáceos, que encontram as condições boas para reprodução, eclosão, criadouro e abrigo.

Pesca e economia

Os mangues produzem mais de 70% do alimento que o homem captura no mar. Por essa razão, a sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno.

Importância dos mangues
© Angelica Barcheta

Essas comunidades tem uma relação de dependência com os manguezais. As madeiras que eles retiram é um bom exemplo dessa relação.

Eles utilizam para diversas atividades, como construção de suas moradias, jangadas que utilizam para se deslocar no rio, lenha para cozinhar os alimentos que pegam no mangues.

Esses povos dificilmente contam com ajuda de algum órgão público sendo o manguezal o elo para sua subsistência.

Com relação à dinâmica dos solos, a vegetação dos manguezais serve para fixar os solos, impedindo a erosão e, ao mesmo tempo, estabilizando a linha de costa.

Caranguejo do mangue (Aratus pisonii) ©Everglades NPS

As raízes do mangue funcionam como filtros na retenção dos sedimentos. São também importante banco genético para a recuperação de áreas degradadas, por exemplo, como aquelas por metais pesados.

A destruição dos manguezais gera grandes prejuízos, direta ou indiretamente, uma vez que são perdidas importantes frações ecológicas desempenhadas por esses ecossistemas.

Entre as maiores ameaças destacam-se o desmatamento e o aterro de manguezais para dar lugar a portos, estradas, agricultura, e invasões urbanas e industriais. Destaca-se também o derramamento de petróleo, lançamento de esgotos, lixo, poluentes industriais, agrotóxicos, assim como a pesca predatória, onde é muito comum a captura do caranguejo durante a época de reprodução, quando torna-se presa fácil.

É preciso conhecer e respeitar os mangues se queremos ter desenvolvimento sustentável.

Estudos:
  • Lacerda, L. D., ed. (2002). Mangrove Ecosystems: Function and Management. Berlim: Springer-Verlag
  • Lamberti, A. (1969). Contribuição ao conhecimento da ecologia das plantas do manguezal de Itanhaém. Bol. Fac. Fil. Ciênc. Letr. USP, n. 317; Botânica, v. 23, p. 1-227.
Comentários do Facebook