Biólogo

Documentário Plantas e ervas do Cerrado

Documentário Plantas e ervas do Cerrado

Documentário Plantas e ervas do Cerrado

Documentário Plantas e ervas do Cerrado: Produzido no ano de 1997, este vídeo é parte integrante de uma série de documentários que tratam sobre o Bioma Cerrado.

Produzido pela Bioma Brasil em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Fundo Nacional do Meio Ambiente, fala sobre a importância das plantas medicinais para a saúde humana.

Documentário Plantas e ervas do Cerrado

Plantas Medicinais - Documentário

Plantas do Cerrado, de Fernando Tatagiba

O biólogo Fernando Tatagiba desenvolveu há cerca de dez anos um especial sobre Plantas do Cerrado.

Abaixo, segue a transcrição de parte do artigo Etnobotânica literária – As plantas do livro Grande sertão: veredas na III Expedição Caminhos dos Geraes. 

—–

Albuquerque (2005) define sucintamente etnobotânica como o estudo da inter-relação direta entre pessoas de culturas viventes e as plantas do seu meio. O autor fala, também, sobre uma etnobotânica histórica, baseada no tratamento e interpretação de documentos históricos sobre o uso das plantas, considerando a percepção do autor sobre o mundo vegetal.

Aqui é apresentada uma nota de etnobotânica literária, baseada na análise das plantas utilizadas ou mencionadas pelos personagens de Grande sertão: veredas (Rosa, 2006) e observadas ao longo do Roteiro Veredas, da III Expedição Caminhos dos Gerais.

As plantas dos Caminhos dos Geraes/Roteiro Vereda

Dia do Cerrado – (11/9) 

Das diversas espécies vegetais nativas registradas na expedição, destacamos dez que possuem importantes atributos ecológicos, econômicos e culturais, devendo ser levadas em consideração nas ações para a conservação da biodiversidade e/ou recuperação de áreas degradadas.

Essas espécies exemplificam o potencial da flora nativa para a utilização na alimentação, medicina, fornecimento de madeira, fibras e outras formas que favoreçam as populações locais, em uma perspectiva de manejo economicamente viável e ambientalmente sustentável.

São destacados buriti, pequi, jatobá-do-cerrado, macaúba, janipapo, imburana, arnica-do-campo, ingá, copaíba (pau-d’óleo) e tamboril. Observaremos como passagens de Grande sertão: veredas revelam particularidades dessas plantas e sua interação com as pessoas do sertão norte mineiro.

Leia mais em: biologo.com.br/plantas/cerrado/Relatorio+Etnobotanico.html

Comentários do Facebook
Sair da versão mobile