Biólogo

Nomenclatura binomial

A nomenclatura binomial (ou nomenclatura binária) é o único método universalmente aceito para a atribuição do nome científico a espécies.

Como o termo “binomial” sugere, o nome científico de uma espécie é formado pela combinação de dois termos: o nome do gênero e o descritor específico.

Nomenclatura binomial

Hypsiboas punctatus
Hypsiboas punctatus

A nomenclatura binomial designa o conjunto de normas que regulam a atribuição de nomes científicos às espécies de seres vivos.  Assim, todas as espécies podem ser identificadas, sem risco de ambiguidade.

A utilização do sistema de nomenclatura binomial é um dos pilares da classificação científica dos seres vivos sendo regulada pelos códigos específicos da nomenclatura botânica, zoológica e bacteriológica.

Essa nomenclatura foi primeiramente proposta pelo naturalista suíço Gaspard Bauhin, no século XVII e formalizada por Lineu no século seguinte. Os nomes utilizados são em latim, ou numa versão latinizada da palavra ou das palavras que se pretende utilizar.

O nome genérico e o epíteto específico devem ser escritos em itálico, ou, na sua indisponibilidade, ser sublinhados, sendo, sempre que possível, seguidos pelo autor ou autores da descrição. 

Nomenclatura binária

Embora no âmbito do esforço de unificação da nomenclatura biológica os conceitos tenham sido fundidos, tendo hoje o mesmo significado, tradicionalmente, no campo da zoologia, o conceito é referido como “nomenclatura binominal”, enquanto que, no campo da botânica, da micologia e da bacteriologia, o conceito é, geralmente, apelidado “nomenclatura binária” ou, por vezes, “nomenclatura binomial”.

Normas em Nomenclatura binomial

Outras normas importantes

fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook
Sair da versão mobile