BiodiversidadeConservaçãoHerpetologiaNotíciasTaxonomiaZoologia

Descoberto anfíbio fluorescente

Descoberto anfíbio fluorescente: Pela primeira vez, herpetólogos em estudo de coautoria brasileira identificaram uma espécie de perereca que é capaz de brilhar no escuro — característica que não ocorre em nenhuma das outras espécies de anfíbios

Descoberto anfíbio fluorescente

29/03/2017 :: A descoberta que surpreendeu toda a comunidade científica tem um brasileiro na equipe. Norberto Peporine Lopes, da USP, assinou ao lado dos argentinos o artigo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os herpetólogos argentinos Julian Faivovich e Carlos Taboada, da Universidade de Buenos Aires,  ao procurar pela espécie Hypsiboas punctatus, que ocorre em toda a América do Sul, usaram luzes ultravioleta e perceberam que o animal também brilhava no escuro.

“É surpreendente por que, dentro das teorias evolutivas, esta característica teria ficado mais com animais que vivem em água, insetos e, possivelmente, em algumas aves, como mostrou um estudo não finalizado”, disse Norberto Peporine em entrevista para a revista GALILEU.

Hypsiboas punctatus
Hypsiboas punctatus

Os biólogos desejavam inicialmente estudar um tipo específico de anfíbio, com a pele transparente e ossos azuis, quando acabaram por identificar a característica dessa espécie.

Trata-se de uma perereca, a Hypsiboas punctatus, que emite um brilho esverdeado e azulado quando está sob a luz do luar.

Os pesquisadores observaram que esses animais possuem estrutura de pele translúcida com uma camada repleta de cristas. Essas características, segundo eles, parecem ser importantes para a ocorrência da fluorescência e indicam ainda que outras espécies de anfíbios, com tipo de pele correlata, devem possuir o mesmo poder.

A estudo é particularmente interessante também porque nas últimas décadas tem ocorrido um declínio das populações de anfíbios ao redor do globo. Diversas espécies estão ameaçadas ou extintas. 

Hylidae (Perereca) – Descoberto anfíbio fluorescente

Descoberto anfíbio fluorescente
fonte: GIPHY

Hylidae é uma família de pererecas selvagens comumente referidas como rainetas, relas ou tanoeiros.

No entanto, os hilídeos incluem uma diversidade de espécies de anfíbios, muitos dos quais não vivem em árvores, mas são terrestres ou semi-aquáticos.

De pequeno porte, caracterizam-se pelos dedos terminados em ventosa, que lhe permitem prender-se a superfícies verticais.

São dotadas de membranas elásticas, localizadas entre os dedos. Podem realizar voos de quase dois metros.

Como outros anfíbios, as pererecas estão em processo acelerado de extinção em todo o planeta, por motivos ainda ignorados.

As hipóteses mais aventadas são o aquecimento global e consequente seca global e a contaminação dos lençóis de água por agrotóxicos.

Alguns anfíbios podem ser venenosos, sendo que alguns deles estão inclusive entre os animais mais venenosos.

fonte: Jornal da USPGALILEU e Wikipedia.org

Comentários do Facebook