BiodiversidadeTaxonomiaZoologia

Espécie

Espécie é comumente definida como “conjunto de indivíduos muito semelhantes, capazes de cruzar entre si e gerar filhos férteis”. Todavia, essa definição não satisfaz muitos biólogos e existem diversas outras definições para o termo.

O conceito de espécie é essencial na Biologia pois é a unidade básica do sistema taxonômico utilizado na classificação científica dos seres vivos.

Espécie

Salamandra (Bolitoglossa taylori)
Salamandra (Bolitoglossa taylori)

O conceito estrutura-se em torno da constituição de agrupamentos de indivíduos (os espécimes) com profundas semelhanças estruturais e funcionais recíprocas, resultantes da partilha de um cariótipo idêntico, expresso numa estrutura cromossômica das células diploides, com acentuada uniformidade bioquímica e capacidade de reprodução, de originar descendentes férteis de ambos os sexos.

Divergências

Apesar de terem sido propostas múltiplas definições mais precisas, a dificuldade em encontrar uma definição universal para o conceito levou ao aparecimento do chamado problema da espécie e à adoção de formulações flexíveis utilizadas de forma pragmática em função das especificidades do grupo biológico a que o conceito é aplicado.

Existem catalogadas cerca de 1.755.000 espécies, mas estima-se que na Terra já tenham existido mais de 1.000.000.000 de espécies.

A questão de como melhor definir “espécie” tem ocupado os biólogos por séculos, e o próprio debate tornou-se conhecido como o problema das espécies. Darwin escreveu no capítulo II do A Origem das Espécies:

“Nenhuma definição satisfaz a todos os naturalistas, todavia cada naturalista sabe vagamente o que ele quer dizer quando fala de uma espécie. Geralmente, o termo inclui o elemento desconhecido de um ato de criação distinto.”

Mas depois, em seu livro A Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo, ao abordar “A questão de saber se a humanidade é constituída de uma ou várias espécies”, Darwin revisou sua opinião a dizer:

“É um esforço inútil decidir esse ponto em fundamentos sólidos, até que uma definição do termo “espécie” seja geralmente aceita; e a definição não deve incluir um elemento que não possa ser determinado, como um ato de criação.” – Charles Darwin :: mais em Frases de biólogos famosos

A moderna teoria da evolução depende de uma redefinição fundamental de “espécie”. Antes de Darwin, os naturalistas viam espécies como tipos ideais ou geral, que podia ser exemplificado por um espécime ideal tendo todas as características gerais da espécie. As teorias de Darwin deslocaram a atenção da uniformidade para a variação e do geral para o particular. (mais em Evolução do conceito de Espécie)

Conceito de espécie

Espécie - Louva-a-deus
Fêmea de louva-a-deus (Iris oratoria) em postura defensiva.

Em termos práticos, os biólogos definem espécies como populações de organismos que possuem um nível elevado de semelhança genética. Isto pode refletir uma adaptação ao mesmo nicho, bem como a transferência de material genético de um indivíduo para outro, através de uma variedade de meios possíveis. 

Fauna brasileira

O nível exato de similaridade usado em tal definição é arbitrário, mas esta é a definição usada mais comum para organismos que se reproduzem assexuadamente (reprodução assexuada), como algumas plantas e micro-organismos.

O conceito biológico de espécie mais comum é o proposto por Theodosius Dobzhansky e Ernst Mayr que se traduz por: Espécies são grupos de populações naturais que estão ou têm o potencial de estar se intercruzando, e que estão reprodutivamente isolados de outros grupos.

Daí resulta que a espécie será o conjunto de indivíduos que partilham o mesmo fundo gênico, morfologicamente semelhantes e capazes de se cruzarem entre si em condições naturais, estando isoladas reprodutivamente de outros grupos semelhantes, com os quais, quando se cruzam, não originam indivíduos férteis.

Reflexão
Espécie - Suricato
Suricatos (Suricata suricatta) na Reserva Tswalu Kalahari, província do Cabo Setentrional, África do Sul. by Sharp Photography

Do ponto de vista estritamente sistemático ou da taxonomia, é a hierarquia compreendida entre o gênero (ou o subgênero, se existir) e a variedade (ou, seja caso, a subespécie), correspondendo a cada um dos grupos em que se dividem os gêneros, formando agrupamentos compostos por indivíduos que, para além dos caracteres genéticos, têm em comum outros caracteres pelos quais se assemelham entre si e se distinguem das demais espécies.

Aplicando este conceito, indivíduos de espécies diferentes não se cruzam por falta de condições anatômicas ou por desinteresse sexual. Quando se cruzam, ou não geram descendentes, porque os seus cromossomos não formam pares, ou, quando os geram, produzem híbridos estéreis.

fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook