BiodiversidadeConservaçãoMamíferosZoologia

Fauna brasileira

Fauna brasileira: Como você já deve saber, a situação dos animais silvestres é preocupante em todo o mundo. Com as espécies brasileiras, o quadro não é muito diferente.

Com a perda de habitat, poluição, queimadas, caça, comércio ilegal de animais e outros fatores, o esforço de conservação se faz necessário para evitar a extinção de muitas espécies de nossa fauna e flora.

Fauna brasileira

A Fauna do Brasil envolve o conjunto de espécies animais distribuídas por todo o território brasileiro. 

O Brasil abriga o maior número de primatas, animais vertebrados e anfíbios da Terra.

Entre as espécies mais famosas e representativas da fauna brasileira estão a arara-azul-de-lear, tamanduá-bandeira , a onça-pintada, o peixe-boi e o boto-rosa, todas ameaçadas de alguma forma.

Biodiversidade da fauna brasileira

Espécies ameaçadas
Jaguar macho (Panthera onca palustris)

De maneira geral, a fauna brasileira não encontra rival em diversidade, com muitas espécies inexistentes em outras partes do mundo. São inúmeras as aves de rapina, como os gaviões, como as corujas e os mochos, as trepadoras, os galináceos, as pernaltas, os columbídeos e os palmípedes.

Somente em peixes de água doce, o Brasil tem cerca de 3000 espécies — número pelo menos três vezes maior que o de qualquer outro país.

Muitas espécies ainda estão sendo descobertas devido a vastidão de nosso território. Assim que são catalogadas, muitas já entram para a lista de espécies ameaçadas.

• Documentário Pantanal

Arara-azul-de-lear - Espécies ameaçadas
Família de Arara-azul-de-lear reunida na entrada do ninho – os dois filhotes, atrás dos pais, estão prestes a saírem em seu primeiro vôo (Canudos Biological Station – BA).

Pelo Brasil

Na selva amazônica existe uma abundante fauna de peixes e mamíferos aquáticos que habitam os rios e lagos. As mais conhecidas são o pirarucu e o peixe-boi (este em via de extinção).

Nas várzeas existem jacarés e tartarugas (também ameaçados de extinção), bem como algumas espécies de anfíbios, notadamente a lontra e a capivara e certas serpentes, como a sucuri.

Nas florestas em geral predominam a anta, a onça, os macacos, o preguiça, o caititu, a jiboia, a sucuri, os papagaios, araras e tucanos e uma imensa variedade de insetos e aracnídeos.

Na caatinga, Cerrado e campos são mais comuns a raposa, o tamanduá, o tatu, o lobo guará, o guaxinim, a ema, a seriema, perdizes e codornas, e os batráquios (rãs, sapos e pererecas) e répteis (cascavel, surucucu e jararaca). Há abundância de térmitas, que constroem montículos duros como habitação.

Fauna brasileira. Tamanduá-bandeira
Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) listado como “vulnerável” pela IUCN. Foi extinto em alguns lugares, como no Uruguai, e corre grande risco de extinção na América Central.

Espécies extintas no Brasil

Muitas espécies da nossa fauna já estão extintas, como o Maçarico-Esquimó (Numenius borealis) e a Araraúna, também conhecida como Arara-Azul-Pequena, extinta desde fins do século XIX.

 

É preciso que políticos se mobilizem junto com a sociedade para preservar nossos animais, antes que outros se percam para sempre. 

 

Veja também: Fauna brasileira: documentárioFlora e Fauna da Amazônia

Comentários do Facebook