EvoluçãoOrnitologiaTaxonomiaZoologia

Ernst Mayr

Ernst Mayr: Ernst Walter Mayr (1904 — 2005) foi um dos principais biólogos evolucionários do século XX.

De origem alemã, foi também um renomado taxonomista, explorador tropical, ornitólogo, filósofo da biologia e historiador da ciência. 

Ernst Mayr

Descendente de diversas gerações de médicos, abriu mão da carreira e se voltou para o estudo da zoologia, concluindo um doutorado na área apenas 16 meses depois de formado. 

Dedicou grande parte da sua carreira ao estudo da evolução, genética de populações e taxonomia.

Durante a década de 1930 participou de uma expedição à Nova Guiné e às Ilhas Salomão, onde estudou a fauna autóctone, especialmente a ornitológica.

Evolução

Evolução

Seu trabalho contribuiu para a revolução conceitual que levou à moderna síntese evolucionista da genética mendeliana, à sistemática e à evolução darwiniana, e ao desenvolvimento do conceito de espécie biológica.

• Documentário A biografia de Charles Darwin

Embora Charles Darwin e outros tenham postulado que várias espécies poderiam evoluir a partir de um único antepassado comum, o mecanismo pelo qual isso ocorreu não foi compreendido, criando o problema das espécies.

Ernst Mayr abordou o problema com uma nova definição de espécie. Em seu livro Sistemática e Origem das Espécies (1942) ele escreveu que uma espécie não é apenas

Ernst Mayr
Ernst Mayr em 1994, depois de receber um grau honorário na Universidade de Konstanz.

um grupo de indivíduos morfologicamente semelhantes, mas um grupo que pode se reproduzir apenas entre si, excluindo todos os outros.

Quando as populações dentro de uma espécie se tornam geograficamente isoladas, estratégia de alimentação, escolha do parceiro ou outros meios, podem começar a diferir de outras populações através de deriva genética e seleção natural, e ao longo do tempo pode evoluir para novas espécies.

A reorganização genética mais significativa e rápida ocorre em populações extremamente pequenas que foram isoladas (como em ilhas).

Ornitologia

Sua teoria da especiação parapátrica (uma forma mais precisa de especiação alopátrica que ele desenvolveu), baseada em seu trabalho sobre aves, ainda é considerada um modo principal de especiação e foi o suporte teórico para a teoria do equilíbrio pontuado, proposto por Niles Eldredge e Stephen Jay Gould.

• Pioneiros da biologia

Filosofia e pensamento

Mayr às vezes é creditado com a invenção da filosofia moderna da biologia, particularmente a parte relacionada à biologia evolutiva, que distinguiu da física devido a sua introdução da história (natural) na ciência.

Mayr era um franco defensor do método científico, e conhecido pela crítica afiada. Como exemplo notável, em 1995, ele criticou a Pesquisa de Inteligência Extra-Terrestre (SETI) conduzida pelo professor Harvard Paul Horowitz como sendo um desperdício de recursos universitários e estudantis, por sua incapacidade de endereçar e responder a uma pergunta científica. 

Mayr rejeitou a idéia de uma visão gene-centrada da evolução e criticou as idéias de Richard Dawkins:

A coisa engraçada é que se na Inglaterra você perguntar a um homem na rua quem é o  maior Darwiniano vivo, ele dirá Richard Dawkins. E, de fato, Dawkins fez um trabalho maravilhoso de popularizar o darwinismo. Mas a teoria básica de Dawkins de que o gene é o objeto da evolução é totalmente não-darwiniana. Eu não o chamaria de o maior Darwiniano. – Ernst Mayr

Prêmios

Prêmio Leidy (1946); Medalha Darwin-Wallace (1958); Medalha Daniel Giraud Elliot (1967); Medalha Nacional de Ciências (1969); Medalha George Sarton (1986); Prêmio Crafoord (1999); Medalha Treviranus (2003)

Comentários do Facebook