BioéticaBiologiaConservaçãoEducação AmbientalMeio Ambiente

Ambientalismo

Ambientalismo: O ambientalismo é uma corrente de pensamento e movimentos sociais que têm na defesa do meio ambiente sua principal preocupação, reivindicando medidas de proteção ambiental e sobretudo uma ampla mudança nos hábitos e valores da sociedade de modo a estabelecer um paradigma de vida sustentável.

Ambientalismo

ambientalismo - árvoreComo já foi reconhecido por inúmeras organizações internacionais respeitadas, pesquisadores renomados ligados a grandes universidades e mesmo instâncias governamentais de muitos países, os impactos negativos que a sociedade moderna tem acarretado ao meio ambiente são vastos.

Estes impactos requerem medidas urgentes de mitigação ou reversão ou terão consequências globais catastróficas se a tendência destrutiva continuar inalterada, especialmente quando se considera a velocidade do crescimento da população do mundo e sua consequente pressão sempre maior sobre todos os recursos e sistemas naturais.

Um breve histórico Ambientalismo

Biologia da Grécia AntigaMesmo na Antiguidade já havia preocupações no sentido de proteger a natureza e algumas antigas tradições aborígenes ou religiosas de outras partes do mundo também a viam como sagrada. Entretanto, não chegaram a desenvolver uma consciência ecológica em larga escala, capaz de impedir a destruição de recursos naturais, da vida selvagem e dos seus habitats.

Nos séculos seguintes, em vários momentos e lugares, surgiram defensores do meio ambiente, mas somente a partir de meados do século XVIII o ambientalismo começou a evoluir com maior consistência, quando os cientistas e pensadores passaram a analisar seriamente os efeitos deletérios da ação humana sobre a natureza e os efeitos dessa ação sobre o próprio homem que a causou. Começaram a ser criadas áreas protegidas e legislação específica, e importantes mudanças aconteceram.

Contudo, o ambientalismo teve de esperar o fim das grandes guerras mundiais para emergir como uma tendência influente e como um campo de estudos específico, diante da constatação de que o modelo de desenvolvimento global em vigor, baseado numa perspectiva de crescimento contínuo, na manipulação tecnológica da natureza e numa visão de que os recursos naturais são inesgotáveis e existem basicamente para o benefício humano, a esta altura já haviam causado uma destruição ambiental sem precedentes na história da humanidade, pondo em risco até mesmo a futura sobrevivência da espécie humana.

Legado
ambientalismo
foto: maxpixel.freegreatpicture.com

Um dos marcos do movimento foi lançado em 1962, com a publicação do livro Silent Spring (Primavera Silenciosa), de Rachel Carson, que embora tratasse especialmente dos problemas do uso do DDT na agricultura, deixou um legado influente ao combater o materialismo da ciência e as ideias de controle tecnológico da natureza.

A partir da década de 1980 o ambientalismo se multidisciplinarizou definitivamente, consagrou a importância da educação ambiental para uma mudança geral de hábitos e se tornou um movimento quase onipresente, diversificado e embasado na ciência.

Ambientalismo, movimento ecológico ou movimento verde

Ecologia
Ecologia e evolução são consideradas disciplinas irmãs, ramos da ciência da vida. by Cory M Heck

O ambientalismo de modo geral se fundamenta nas noções de que a vida na Terra é integrada e interdependente, que as outras espécies, tanto como o homem, têm o direito à vida, que a ação humana tem um importante efeito sobre o meio ambiente, efeito pelo qual o homem é responsável, e que os recursos naturais são limitados e devem ser manejados com objetividade e prudência, tendo em vista também a justiça social e a viabilidade econômica.

Uma das conquistas notáveis do movimento foi ter dado espaço e legitimidade para reivindicações ecológicas de filósofos, povos indígenas, comunidades tradicionais e de antigas religiões orientais como o Budismo e o Hinduísmo, que entendem a natureza – incluindo o homem – como um todo integrado e interdependente que merece e precisa de respeito e cuidado, adicionando tradições imemoriais e uma dimensão ética, filosófica, espiritual e mesmo poética à discussão científica mais atual, que se revela a cada dia mais multidisciplinar e mais complexa.

O ambientalismo, é, por fim, um movimento que ganha força acelerado pela dramática degradação ambiental que estamos vivendo.

fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook