EvoluçãoTaxonomiaZoologia

Zoologia Sistemática

Zoologia Sistemática: A classificação científica em zoologia é o método pelo qual os zoologistas agrupam e categorizam organismos pelo seu tipo biológico, como gêneros e espécies. A classificação biológica é uma forma de taxonomia científica.

Zoologia Sistemática

As classificações biológicas modernas tem raízes no trabalho de Lineu, que agrupou as espécies de acordo com características físicas em comum.

ictiologia e zoologia sistemática
Estudo de peixe feito entre 1839 e 1843

Seguindo a divisão proposta por Lineu, o reino animal é um dos 5 reinos, e é subdividido principalmente nos seguintes Filos: Porifera, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes, Equinodermos, e Cordados: Peixes, Répteis, Anfíbios, Aves e Mamíferos – animais com corda dorsal. 

Todavia, muitos cientistas atualmente consideram o sistema de cinco reinos ultrapassado.

Sistemas de classificação alternativos

Sistemas de classificação alternativos geralmente começam com um sistema de três reinos: Archaea (originalmente Archaebacteria); Bacteria (originalmente Eubacteria); Eukariota (incluindo protistas, fungos, plantas, e animais). Esses domínios se referem a célula possuir ou não núcleo, assim como, também, às diferenças da composição química do exteriores da célula.

Código Internacional de Nomenclatura Zoológica
Código internacional de nomenclatura zoológica. Diversidade de aranhas.

Cada reino é dividido recursivamente até que cada espécie tenha uma classificação separada. A ordem é: Domínio; Reino; Filo; Classe; Ordem; Família; Gênero; Espécie. O nome científico dos organismos é gerado do seu gênero e epíteto específico. Por exemplo, humanos são listados como Homo sapiens. Homo é o gênero, sapiens o epíteto específico.

O nome científico de um organismo, se capitaliza a primeira letra do gênero e mantém em caixa baixa todas as letras da espécie, com todo o termo podendo estar em itálico ou sublinhado. (mais em Nomenclatura binomial)

Comentários do Facebook