EvoluçãoVídeosZoologia

Documentário Dinossauros

Documentário Dinossauros: No documentário A extinção dos dinossauros, a ciência recria os animais que a ciência conhece devido ao estudo dos registros fósseis.

Eles foram as criaturas mais extraordinárias que já caminharam na terra. Viajaremos ao passado neste vídeo dublado, com pouco mais de uma hora e meia de produção.

Documentário Dinossauros

Quando teria sido o fim dos dinossauros?

A teoria mais aceita para explicar o quase total desaparecimento dos dinossauros é a de que o meteorito encontrado na Cratera de Chicxulub, na Península de Iucatã, foi o responsável pela extinção, ao colidir com a Terra e originar uma grande explosão que carbonizou bilhões de animais instantaneamente.

Tyrannosaurus

O impacto teria levantado também uma gigantesca nuvem de poeira tão espessa que bloqueou o calor do sol e transformou o planeta em um local extremamente frio, em um evento meteorológico similar ao inverno nuclear.

Este evento teria  eliminado as espécies sobreviventes, com exceção dos dinossauros emplumados e dos seres mamíferos, que tinham a capacidade de se adaptar para sobreviver em climas de baixas temperaturas podendo assim viver no novo ambiente.

O registro fóssil indica que os dinossauros emplumados evoluíram dos terópodas durante o período jurássico, e, após o evento da extinção em massa, deram origem as aves modernas, e os mamíferos sobreviventes evoluíram até dar origem ao ser humano atual.

Os Dinossauros
Os Dinossauros

Basaltos de Decão – outras teorias da extinção em massa dos Dinossauros

Os derrames de Decão poderiam ter causado a extinção através de vários mecanismos, incluindo a liberação atmosférica de poeira e gases sulfúricos, que podem ter bloqueado a luz solar e, consequentemente, reduzido a fotossíntese nas plantas.

Além disso, o vulcanismo de Decão pode ter resultado em emissões de dióxido de carbono, o que teria aumentado o efeito estufa quando a poeira e os gases citados anteriormente fossem eliminados da atmosfera.

Leia mais em Os Dinossauros

Comentários do Facebook