BiodiversidadeBiologiaEntomologiaTaxonomiaZoologia

Os artrópodes

Os artrópodes são invertebrados com patas articuladas e uma carapaça protetora, seu esqueleto. Possuem vários pares de apêndices articulados, cujo número varia de acordo com a classe.

Com cerca de um milhão de espécies descritas, o filo Arthropoda é o mais numeroso do reino animal, representado por animais como os gafanhotos (insetos), as aranhas (aracnídeos), os caranguejos (crustáceos), as lacraias (quilópodes) e os piolhos-de-cobra (diplópodes).

Os artrópodes

Sua existência é datada nos registros fósseis desde o período Cambriano (cerca de 542 a 488 milhões de anos atrás). Algumas teorias sobre a origem deste filo sustentam que os ancestrais dos artrópodes podem ter sido os anelídeos, no entanto estudos genéticos recentes desacreditaram essa teoria.

Estima-se que os representantes deste filo equivalem a cerca de 84% de todas as espécies de animais conhecidas pelo homem. Possuem uma ampla gama de cores e formatos, e no que diz respeito ao tamanho, alguns vão desde as formas microscópicas, como no plâncton (com menos de 1/4 de milímetro), até crustáceos com mais de 3 metros de espessura.

Arthropoda, do grego arthros (ἄρθρον), articulado e podos (ποδός), pés

Carcinologia
Caranguejo pego na maré baixa

Os artrópodes habitam praticamente todos os tipos de ambientes no planeta, sejam eles aquáticos ou terrestres. Mesmo nos lugares mais inóspitos e sob temperaturas baixíssimas, como nas geleiras da Antártida, é possível encontrar a presença dos artrópodes.

Alguns dentre a classe dos insetos, representam os únicos invertebrados que possuem a capacidade de voar. Também se encontram alguns que são parasitas e outros que apresentam características simbióticas. Muitos destes animais estão diretamente ligados ao homem, seja por serem utilizados como alimento, como também por causarem prejuízos na saúde e na agricultura.

Um grupo tão numeroso e diversificado, tanto em espécies atuais como extintas, que torna desafiador para os biólogos classificarem e definirem as suas relações filogenéticas.

Classificação dos artrópodes

insetos/entomologia
Ilustração de insetos coloridos

Tradicionalmente, considerava-se que os artrópodes teriam tido origem nos anelídeos, por causa da semelhante segmentação do corpo. No entanto, estudos genéticos recentes mostraram que não é assim e que os filos mais próximos dos artrópodes são os Onychophora e os Tardigrada, formando um grupo monofilético: os Panarthropoda.

As relações internas de Arthropoda também são controversas. Parece haver consenso de que os animais possuidores de mandíbulas formem um grupo monofilético, os Mandibulata. No entanto, as relações dentro de Mandibulata ainda não estão muito claras, havendo duas hipóteses alternativas:

– Atelocerata: (Crustacea, (Myriapoda, Hexapoda))
– Pancrustacea: (Myriapoda, (Crustacea, Hexapoda)).

Por esta razão, se adotou aqui a classificação em cinco sub-filos, que é a mais aceita.

Como já foi referido, foram encontrados fósseis de artrópodes do período Cambriano, mas há indicações de que formas ainda mais antigas, pertencentes à “Biota Vendiana”, como os “Vendiamorfos” e os “Anomalocaridídeos” podem ter sido antepassados dos artrópodes atuais.

Exosqueleto

Os artrópodes

Os exoesqueletos de artrópodes são feitos de procutícula, um material não celular segregado pela epiderme composto de proteínas e quitina, responsável pela rigidez do exosqueleto.

Suas procutículas variam nos detalhes de estrutura, mas consistem geralmente em três camadas principais: o epicuticula, um revestimento externo fino que prova a umidade as outras camadas e lhes dá alguma proteção; A exocuticula, que consiste em quitina e proteínas quimicamente endurecidas; E a endocuticula, que consiste em quitina e proteínas não endurecidas.

Grilo.
A Paisagem Sonora

A exocuticula e endocuticula juntas são conhecidas como o procuticula. Cada segmento de corpo e seção de membro é encerrado em cutícula endurecida. As articulações entre os segmentos do corpo e entre as seções dos membros são cobertas por uma cutícula flexível.

Importância para o homem

Os artrópodes contribuem para o suprimento humano de alimentos, tanto diretamente como alimento, e mais importante indiretamente como polinizadores de culturas. Entretanto, algumas espécies são conhecidas por espalhar doenças graves para os seres humanos, gado e outras culturas.

fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook