Etnobiologia
Etnobiologia é o ramo da Biologia que trata da relação entre sociedades humanas, comumente primitivas, e as plantas e animais do seu ambiente. Em outras palavras, é o estudo científico da forma como seres vivos são tratados ou utilizados por diferentes culturas.
Etnobiologia
As interações “pessoas-biota-meio ambiente” em todo o mundo são documentadas e estudadas ao longo do tempo, entre culturas e entre disciplinas, em busca de respostas válidas e confiáveis para duas questões “definidoras”:
- Como e de que formas as sociedades humanas usam a natureza
- Como e de que maneira as sociedades humanas vêem a natureza?
A etnobiologia no Brasil teve destaque com dois estudiosos no ramo da etnobotânica. Barbosa Rodrigues e Tekla Hartmann pesquisaram como índios brasileiros nomeavam e classificavam os vegetais.
Usos em Etnobiologia
Todas as sociedades utilizam o mundo biológico em que estão situadas, mas existem grandes diferenças de uso, de acordo com a tecnologia disponível e o senso de moral e sustentabilidade da cultura.
A etnobiologia estuda as relações dinâmicas entre pessoas, biota e ambiente, desde o passado até o presente.
Os etnobiólogos investigam as formas de vida usadas para quais propósitos, as técnicas particulares de uso, os motivos dessas escolhas e suas implicações simbólicas e espirituais.
Taxonomia
Sociedades diferentes dividem o mundo vivo de diferentes maneiras.
Os etnobiólogos tentam registrar as palavras usadas em culturas particulares para os seres vivos, desde os termos mais específicos (análogos aos nomes de espécies na biologia de Lineu) até termos mais gerais (como “árvore” e “planta”).
Eles também tentam entender a estrutura geral ou hierarquia do sistema de classificação (se houver um, há um debate em curso sobre se deve haver sempre uma hierarquia implícita. (mais em Taxonomia)
Conhecimento ecológico tradicional
Para viver efetivamente em um determinado lugar, um povo precisa entender as particularidades de seu meio ambiente e muitas sociedades tradicionais têm compreensões complexas e sutis dos lugares em que vivem. Os etnobiólogos procuram compartilhar esses entendimentos, sujeitos a preocupações éticas em relação à propriedade intelectual e à apropriação cultural.
Etnobiologia intercultural
Na pesquisa de etnobiologia entre culturas, duas ou mais comunidades participam simultaneamente. Isso permite que o pesquisador compare como um bio-recurso é usado por diferentes comunidades
fonte: Wikipedia.org
Você precisa fazer login para comentar.