Stephen Jay Gould
Stephen Jay Gould (1941 – 2002) foi um paleontólogo e biólogo evolucionista norte-americano. Estava entre os cientistas mais conhecidos e amplamente lidos do século XX. Também era educador da Universidade de Harvard. Gould fez suas maiores contribuições para a ciência como o principal porta-voz da teoria evolutiva.
Suas colunas mensais na revista Natural History e seus trabalhos populares sobre evolução lhe renderam inúmeros prêmios e um dos maiores leitores do gênero de ciência popular – escrevendo mais de vinte livros de sucesso ao longo de sua carreira.
Stephen Jay Gould (1941 – 2002)
Nascido numa família judia, não praticou nenhuma religião organizada. Stephen considerava a ciência e a religião como dois campos compatíveis e complementares, com autoridades em áreas distintas da experiência humana.
Ainda que tenha sido educado num meio ideologicamente marcado pelo socialismo, nunca assumiu qualquer militância política. Como escritor, lutou contra a opressão cultural, principalmente contra a pseudociência legitimadora do racismo.
Começou a dar aulas como membro da faculdade da Universidade de Harvard, em 1967, onde se tornou professor na cadeira de Alexander Agassiz, de zoologia.
Ajudou a desenvolver a teoria do equilíbrio pontuado (1972), segundo a qual as mudanças evolucionárias ocorreriam de forma acelerada em períodos relativamente curtos, em populações isoladas, intercalados de períodos mais longos, caracterizados pela estabilidade evolutiva.
Na perspectiva do próprio Gould, esta teoria derrubava um princípio-chave do neodarwinismo (o gradualismo das mudanças evolucionárias).
Essa perspectiva não era partilhada por grande parte da comunidade dos biólogos evolucionários que a consideram apenas como uma retificação importante, sem dúvida, mas que não punha em causa o que já era conhecido e defendido como certo pelos cientistas até então.
Você precisa fazer login para comentar.