Uma mentira sobre o Pica-pau
Uma mentira sobre o Pica-pau: a imprensa nacional propagou amplamente uma informação que, provavelmente, é falsa — a de que a criação do personagem Pica-pau teria sido inspirada pela espécie declarada extinta, o pica-pau-bico-de-marfim.
Uma mentira sobre o Pica-pau
6/10/2021 :: Por Marco Pozzana, biólogo
No fim de setembro de 2021 o governo dos EUA declarou oficialmente a extinção do pica-pau-bico-de-marfim. A notícia comoveu muitas pessoas, como era de se esperar para uma bela espécie de ave que se foi.
O problema é que no Brasil as notícias difundidas associaram a imagem do pica-pau-bico-de-marfim (Campephilus principalis) ao personagem Pica-Pau (Woody Woodpecker), afirmando que a espécie seria a inspiração para a criação do protagonista do desenho animado.
Os sites mais cautelosos diziam “possivelmente” ou “talvez”, mas o estrago já estava feito. A notícia se propagou rapidamente. E é possível que a maioria dos leitores acreditem de fato nessa versão.
Teorias e controvérsias
Alguns sites procuraram embasar a teoria citando o episódio “Dumb like a fox“, no qual a espécie Campephilus principalis aparece em um livro, como sendo a espécie do personagem. Talvez seja esse o único motivo que corrobore essa hipótese.
A história contada pelo autor é bem diferente. A inspiração para o personagem teria vindo durante a lua de mel de Walter Lantz (o criador do personagem Pica Pau) na Califórnia, em 1940.
Um pica-pau-bolota barulhento (Melanerpes formicivorus) no teto da cabana manteve o casal acordado à noite. Quando uma forte chuva começou, eles descobriram que o pássaro havia feito buracos no telhado. Lantz queria atirar no pássaro e, ao invés disso, sua esposa sugeriu que fizesse um desenho sobre a ave. E assim nascia o personagem Pica-pau.
Kimball L. Garrett, gerente de coleções de ornitologia do Museu de História Natural do Condado de Los Angeles afirmou que Walter Lantz deu a ele pessoalmente uma cópia de sua biografia publicada em 1985. Garrett reforça a história de que seria Melanerpes formicivorus a espécie que inspirou o autor.
O boato se espalhou
Outros acreditam que a espécie poderia ser o pica-pau-orelhudo (Dryocopus pileatus sin.: Hylatomus pileatus), semelhante ao personagem Pica-pau. Argumentam ainda que a espécie vocaliza um som tal qual a risada característica do Pica-pau no desenho.
Não queremos, de forma alguma, dizer qual espécie inspirou a criação do personagem. Pouco importa. É até possível que o Campephilus principalis tenha sido a inspiração. Contudo, importa deixar clara a necessidade de apenas afirmar algo com embasamento suficiente. Não é assim que a ciência é feita, tampouco o jornalismo.
Informações sem comprovação são apenas boatos e não devem ser propagados. Em tempos de fake news todo o cuidado é pouco.
Referências:
- Woody Woodpecker – wikipedia.org (em inglês).
-
The Woody Woodpecker Controversy – Birdchick Blog (em inglês).
Você precisa fazer login para comentar.