GenéticaHistóriaVídeos

As Maiores Descobertas da História Genética

As Maiores Descobertas da História Genética: Neste documentário da Discovery Science, uma retrospectiva com as maiores descobertas da história da genética, uma ciência que oferece enormes possibilidades.

As Maiores Descobertas
da Históri
a Genética

As Maiores Descobertas da História Genética
As Maiores Descobertas da História Genética

Em 1866, Gregor Mendel estabeleceu pela primeira vez os padrões de hereditariedade de algumas características existentes em ervilheiras, mostrando que obedeciam a regras estatísticas simples. 

Embora nem todas as características mostrem estes padrões de hereditariedade mendeliana, o trabalho de Mendel provou que a aplicação da estatística à genética poderia ser de grande utilidade. 

• História da Genética

História da Genética: Era pós Mendel

  • Em 1910, Thomas Hunt Morgan mostrou que os genes residem em cromossomos específicos. Mais tarde, ele mostrou que os genes ocupam locais específicos no cromossoma. Com esse conhecimento, Morgan e seus alunos começaram o primeiro mapa cromossômica da mosca da fruta.

  • Em 1928, Frederick Griffith mostrou que os genes podem ser transferidos.
  • Em 1941, George Wells Beadle e Edward Lawrie Tatum mostraram que mutações em genes causavam erros em etapas específicas nas vias metabólicas. Isto mostrou que os genes específicos codificam para proteínas específicas, formulando a hipótese “um gene, uma enzima”.
  • Oswald Avery, Colin Munro MacLeod e Maclyn McCarty mostraram em 1944 que o DNA contém a informação do gene.
  • Em 1953, James D. Watson e Francis Crick demonstraram como era formada a estrutura molecular do DNA. Esta descoberta estabeleceu o dogma central da biologia molecular, o que indica que as proteínas são traduzidas a partir de RNA e transcritas a partir do DNA. Desde então, este dogma  tem sido quebrado por exceções, como a transcrição reversa em retrovírus.
  • Em 1972, Walter Fiers e sua equipe da Universidade de Ghent foram os primeiros a determinar a sequência de um gene.
  • Richard J. Roberts e Phillip Sharp descobriram em 1977 que os genes podem ser divididos em segmentos. Isto levou à ideia de que um gene pode originar várias proteínas.
  • Em 1998 a primeira sequência do genoma de um eucariota multicelular, Caenorhabditis elegans, foi codificado.

Leia também: Genética molecular

Comentários do Facebook