Citologia

Citologia é a ciência que estuda as células e estruturas que compõem órgãos e tecidos dos seres vivos.

A biologia celular, que compreende a histologia e citologia, é o ramo da biologia que estuda as células. É estudada em cursos de ciências biológicas e medicina. 

Citologia

As células são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. A maioria dos organismos, tais como as bactérias, são unicelulares. 

Citologia; Carcinoma papilífero de tireóide
Carcinoma papilífero de tireóide

Com a invenção do microscópio óptico foi possível observar as células e tecidos (ver histologia). As mesmas foram mais bem estudadas com a utilização de técnicas de citoquímica e a ajuda do microscópio.

A citologia foca no entendimento do funcionamento dos vários sistemas celulares, o aprendizado de como estas células são reguladas e a compreensão do funcionamento de suas estruturas.

Os componentes que dão vida à célula compreendem: a membrana citoplasmática, o núcleo, as mitocôndrias, os retículos endoplasmáticos liso e rugoso, os lisossomos, o complexo de Golgi, nucléolo, peroxissomos, centríolos, citoesqueleto e cloroplastos e parede celular, sendo este último encontrado em bactérias, fungos e vegetais.

Citologia: Desenho de uma célula e suas organelas
Desenho de uma célula e suas organelas

Com o advento da microscopia eletrônica, a qual propicia aumentos de 200.000 a 400.000 vezes com resolução de objetos tão pequenos quanto 1 ångstron (1å =10-4 µm), a visualização de estruturas celulares e também dos vírus puderam ser, então, desvendados pela ciência.

Citologia: curiosidades

• O corpo humano é constituído por aproximadamente 10 trilhões de células

• A maioria das células vegetais e animais têm entre 1 e 100 µm e, portanto, são visíveis apenas sob o microscópio.

Documentário As Células - Célula
Documentário As Células

• A célula foi descoberta por Robert Hooke em 1663 / 1665.

• Em 1837, antes de a teoria final da célula estar desenvolvida, Jan Evangelista Purkyně observou “pequenos grãos” ao olhar um tecido vegetal através de um microscópio.

• A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1838 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos de uma ou mais células. 

Citologia: Células
Células do gênero Allium em diferentes fases do ciclo celular. by Edmund Beecher

• Todas as células vêm de células preexistentes.

• As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária para funções de regulamento da célula, e para transmitir a informação para a geração seguinte de células.

• A palavra “célula” vem do latim: cellula (quarto pequeno).

• O nome descrito para a menor estrutura viva foi escolhido por Robert Hooke. Em um livro que publicou em 1665, ele comparou as células da cortiça com os pequenos quartos onde os monges viviam

Comentários do Facebook