BioéticaBotânicaMeio Ambiente

Dia da Árvore, 21 de setembro

Dia da Árvore, 21 de setembro: No dia 21 de setembro comemoramos no Brasil o dia da árvore. No hemisfério sul o dia 23 de setembro marca a chegada da primavera.

Muitos se perguntam se é o momento de celebrar, com tanto desmatamento e queimadas que temos visto, especialmente no Brasil. Todavia, o momento não poderia ser mais oportuno para relembrar a importância das árvores para o meio ambiente.

Dia da Árvore, 21 de setembro

De acordo com o Decreto Federal nº 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, foi instituída em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado dia da árvore.

Árvores gigantes da Amazônia
Árvores gigantes da Amazônia

Como forma de ampliar a conscientização ambiental na população no Brasil formalizou-se através do Decreto Federal nº 55.795 de 24 de fevereiro de 1965 a Festa Anual das Árvores em detrimento ao Dia da árvore que era comemorado informalmente no dia 21 de setembro.

Segundo este decreto temos que:

“em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, será comemorada durante a última semana do mês de Março nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí,Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia; Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia. Na semana com início no dia 21 de setembro, nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.”

Em Portugal, que se encontra no hemisfério norte, o dia da árvore festeja-se no dia 21 de março

Importância das Árvores

Recuperação de Áreas Degradadas
Recuperação de Áreas Degradadas

As árvores desempenham um importante papel na produção de oxigênio. Estudos demonstram que florestas antigas, equilibradas, produzem a mesma quantidade de oxigênio e gás carbônico, sendo por isso importante o plantio de novas áreas verdes, pois árvores jovens produzem mais oxigênio do que gás carbônico.

Possuem ainda grande importância para a manutenção da paisagem natural devido ao grande papel contra a erosão exercido por elas, seja graças à absorção da água das chuvas por suas raízes, uma árvore adulta pode absorver até 250 litros de água por dia, ou a grande fixação exercida ao solo por essas mesmas raízes, ou ainda a formação de barreiras contra a ação de enxurradas.

Esse efeito anti-erosivo é de suma importância para a manutenção dos nutrientes no solo, que seriam lixiviados pela ação das chuvas, além de diminuir o efeito de assoreamento dos rios, daí a grande importância da manutenção das matas ciliares.

Árvores milenares no Brasil
Árvores milenares no Brasil
Outros benefícios – Dia da Árvore, 21 de setembro

Outro efeito benéfico ao ambiente é a facilidade da penetração da água em solos cobertos de vegetação do que em solos nus, facilitando a alimentação dos lençóis freáticos.

Um benefício ligado diretamente à qualidade de vida da população está na retirada de poluentes do ar, pois no processo de transpiração das árvores as partículas de água se aderem aos poluentes que serão transportados e acumulados nas nuvens quando então cairão sob a forma de chuva.

Desde os primórdios a humanidade tem utilizado as árvores em seu benefício, seja para a utilização da madeira para a construção de abrigos, obtenção de lenha, fabricação de armas e utensílios.

Com o desenvolvimento de técnicas foi possível a obtenção de diversos outros produtos como a celulose (matéria-prima para a obtenção de papel), a cortiça, resinas, látex, gomas, tanino e outros, além do uso das espécies frutíferas para alimentação. (Mais em Importância das Árvores)

Links complementares: 
Comentários do Facebook