Documentário Evolução dos olhos

Documentário Evolução dos olhos: A visão é um dos sentidos mais utilizados e predominantes da evolução. Descubra como certas medusas ancestrais podem ter sido as primeiras a evoluir para células sensíveis à luz.

Descubra como os dinossauros desenvolveram olhos que os ajudaram a se transformar em bem-sucedidos caçadores. Finalmente, saiba como a habilidade de distinguir as cores ajudou os primatas a encontrar comida.

Documentário Evolução dos olhos

A visão – Documentário Evolução dos olhos

Documentário Evolução dos olhosNoventa por cento das espécies têm olhos, que são de vários tipos e formas. 

A visão é um dos cinco sentidos que permite aos seres vivos dotados de órgãos adequados, aprimorarem a percepção do mundo.

No entanto, os neuroanatomistas consideram que a visão engloba dois sentidos, já que são diferentes os receptores responsáveis pela percepção da cor, os cones, e pela percepção da luminosidade, os bastonetes.

Os olhos são os órgãos sensoriais da visão e capturam a luz que incide sobre a retina que é uma superfície parabólica de tecido vivo formado por células fotorreceptoras.

Visão - Olhos da aranha
Visão – Olhos da aranha. by maxpixel

Essas células captam a luz e transformam essa energia luminosa em impulsos nervosos que são levadas pelo nervo óptico para o cérebro, para que lá sejam interpretados. Os olhos são as ferramentas com as quais o cérebro cria o campo visual; ver com os olhos significa usá-los em prol da visão, enquanto o cérebro é o órgão que processa os estímulos provenientes dos olhos criando a imagem visual.

Por isso, no sentido mais amplo da palavra visão (de percepção visual), esta requer a intervenção de zonas especializadas do cérebro no córtex visual que analisam e sintetizam a informação recolhida em termos de forma, cor, textura, relevo e outros.

A visão é por isso a percepção das radiações luminosas, compreendendo todo o conjunto de mecanismos fisiológicos e neurológicos pelos quais essas radiações determinam impressões sensoriais de natureza variada, como as cores, as formas, o movimento, a distância e as intensidades das luzes visualizadas no ambiente. 

Comentários do Facebook