BiomédicasEmbriologiaEvolução

Embriologia

Embriologia é a ciência que estuda, em vegetais e animais, o desenvolvimento da semente ou do ovo até a formação de um espécime completo. 

De modo simplificado, podemos dizer que a Embriologia é a ciência que estuda o processo de desenvolvimento do indivíduo a partir do zigoto. 

Embriologia

Embriologia animal
Biologia do desenvolvimento

A embriologia atua também diminuindo os riscos na gestação e auxilia o entendimento das causas das alterações que ocorrem na estrutura humana.

O desenvolvimento embrionário dos animais inicia-se pela relação sexual, gerando o zigoto ou ovo, que passará por três fases sucessivamente: mórula, blástula e gástrula.

Os espermatozoides são formados nos testículos, sendo depois armazenados nos epidídimos, estruturas em formas de C que ficam à volta dos testículos, onde ocorre a maturação dos espermatozoides. Estes são levados pelos funículos espermáticos, e em seguida ao ducto deferente até a parte final da uretra, a fossa navicular de onde é expelido durante a ejaculação.

Embriologia de peixes
Ilustração mostrando embriões de peixes

É importante lembrar que a cada ejaculação o homem produz em média de 200 a 500 milhões de espermatozoides, sendo somente 15 por cento são perfeitos, com chances de chegar ao seu objetivo. E desses um só consegue penetrar no ovócito II. Já dentro do trato genital feminino, o espermatozoide, com seu flagelo, vai ao encontro do ovócito II, por atração química.

Durante esse percurso é quando acontece a capacitação, onde o espermatozoide, juntamente com substâncias genitais femininas, das quais retira algumas propriedades, o que faz com que ele seja atraído pelo ovócito II e consiga fecundá-lo.

Chegando ao encontro do gameta feminino, esse espermatozoide, cuja célula tem grande número de lisossomas, libera algumas substâncias para digerir a camada de células (teca) e a zona pelúcida, que envolve o ovócito II.

É importante lembrar que essa camada é um pouco espessa, e portanto o primeiro espermatozoide a chegar nunca entra no ovócito II, mas os outros aproveitam-se do caminho feito pelos primeiros.

fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook