BioquímicaBotânicaFisiologiaTaxonomia

Fisiologia vegetal

Fisiologia vegetal: A fisiologia vegetal é uma subdisciplina da botânica focada no funcionamento das plantas.

Em outras palavras, esta ciência estuda os fenômenos vitais que ocorrem nas plantas. Estes fenômenos podem referir-se ao metabolismo vegetal; ao desenvolvimento vegetal; ao movimento vegetal ou a reprodução vegetal.

Fisiologia vegetal

Plantas cultivadas em estufa

O campo inclui o estudo de todas as atividades internas das plantas – os processos químicos e físicos associados à vida como ocorrem nas plantas.

Isso inclui estudar em vários níveis de escala de tamanho e tempo.

  • Na escala menor estão as interações moleculares da fotossíntese e a difusão interna de água, minerais e nutrientes.
  • Na escala maior estão os processos de desenvolvimento da planta, sazonalidade, dormência e controle reprodutivo.

Em botânica, designa-se fisiologia vegetal ao estudo das funções, ou fisiologia, das plantas.

Principais subdisciplinas da fisiologia vegetal

As principais subdisciplinas incluem a fitoquímica (estudo da bioquímica das plantas) e fitopatologia (estudo das doenças nas plantas). O escopo da fisiologia vegetal como disciplina pode ser dividido em várias áreas principais de pesquisa.

Conversa com uma bióloga. fonte: Youtube.com
Conversa com uma bióloga

Esta disciplina debruça-se sobre o estudo de diversos processos e temas fundamentais tais como:

Fotossíntese; Respiração celular; Nutrição vegetal; Hormônio vegetal; Tropismos; Nastismos;  Fotoperiodismo; Fotomorfogênese; Ritmos circadianos; Fisiologia do stress; Germinação de sementes; Dormência; Função dos estomas e transpiração (relações hídricas)

Bioquímica na fisiologia vegetal

Os elementos químicos dos quais as plantas são feitas – principalmente carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, fósforo, enxofre, etc. – são os mesmos que para todas as outras formas de vida, animais, fungos, bactérias e até vírus. Apenas os detalhes das moléculas nas quais eles são montados são diferentes.

Anatomia vegetal - Cloroplastos
Anatomia vegetal: Cloroplastos

Apesar desta semelhança subjacente, as plantas produzem uma vasta gama de compostos químicos com propriedades únicas que eles usam para lidar com seu ambiente.

Os pigmentos são utilizados pelas plantas para absorver ou detectar a luz, e são extraídos pelos seres humanos para uso em corantes. Outros produtos vegetais podem ser utilizados para o fabrico de borracha ou biocombustível comercialmente importantes.

Talvez os compostos mais célebres das plantas sejam aqueles com atividade farmacológica, como o ácido salicílico do qual a aspirina é feita, morfina e digoxina. As empresas farmacêuticas gastam bilhões de dólares a cada ano pesquisando compostos de plantas para potenciais benefícios medicinais.

Já os fenômenos relativos a herança constituem uma parte tão importante da fisiologia que forma uma disciplina independente: a genética.

Comentários do Facebook