BioéticaBiologia

Juramento do Biólogo

Juramento do Biólogo: Cada profissão tem suas diretrizes e princípios éticos. Tradicionalmente, por ocasião da formatura, é feito um juramento para exercer as atividades profissionais com ética.

O Juramento de Hipócrates é o mais famoso desses juramentos solenes, e é efetuado por médicos no qual juram praticar a medicina honestamente. Os biólogos, como não poderia ser diferente, tem também o seu juramento.

Juramento do Biólogo

Porque biólogos são importantes
Porque biólogos são importantes

Um juramento é uma afirmação de um fato ou de uma promessa, geralmente feito perante ou sobre algo (um valor moral) ou alguém que quem o faz considera sagrado (geralmente Deus), como testemunha da natureza vinculativa desta promessa ou da veracidade desta declaração ou fato. Jurar é fazer um juramento, uma promessa solene.

O Juramento do Biólogo

De acordo com o estabelecido na Resolução CFBio nº 03/1997, que Institui o Juramento Oficial do Biólogo, devendo ser adotado em todo o território nacional, no ato de colação de grau de Biólogo, o Juramento tem o seguinte enunciado:

“Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz”. Juramento do Biólogo (Res. nº 3, de 2 de setembro de 1997).

Juramento do Biólogo
Juramento do Biólogo. by Mohamed CJ

• O que faz o biólogo

A profissão tornou-se legal após a lei nº 6.684 ter sido sancionada em 03 de setembro de 1979. A lei também originou o Conselho Federal de Biologia e os Conselhos Regionais.

O profissional formado pode atuar em grande variedade de áreas, desenvolvendo seus estudos por meio do método científico.

Trabalha em laboratórios de pesquisa, universidades, laboratórios de análises clínicas, campos abertos como savanas, florestas e todo lugar onde há vida para ser estudada.

 

Comentários do Facebook