BiodiversidadeBiologia marinhaCarcinologiaVídeosZoologia

O mundo dos crustáceos

O mundo dos crustáceos: Nesse documentário você conhece um pouco do numeroso e diversificado grupo de invertebrados que inclui aproximadamente 67 000 espécies descritas.

A maioria dos crustáceos são organismos marinhos, como as lagostas, camarões, cracas, percebes, tatuís, siris, caranguejos, e muitos outros.

O mundo dos crustáceos
[documentário completo]

Pode-se encontrar crustáceos em praticamente todos os ambientes do mundo, desde as fossas abissais dos oceanos até glaciares e lagoas temporárias dos deserto.

Paguro. O mundo dos crustáceos
Paguroidea é a superfamília de crustáceos decápodes da infraordem Anomura que inclui as espécies conhecidas pelos nomes de caranguejo-eremita, bernardo-eremita, paguro, caranguejo-eremitão e casa-alugada. by maxpixel

O mundo dos crustáceos

Existe uma grande variedade de hábitos alimentares nos crustáceos, podendo ser filtradores de matéria orgânica em suspensão, carnívoros, herbívoros, saprófagos.

Comumente, determinados apêndices torácicos, adaptaram-se para a coleta de alimento, predação ou consumo de suspensão. A boca é ventral e o trato digestivo quase sempre reto.

O sistema digestivo dos crustáceos é dividido em 3 regiões, anterior, mediana e posterior.

A região anterior é recoberta por cutícula e pode apresentar cerdas e “dentes” que ajudam na digestão mecânica do alimento, a região mediana é responsável pela digestão química e absorção dos nutrientes e a região posterior é responsável pela absorção da água , do armazenamento das fezes e também é recoberta por cutícula.

Caranguejo do mangue
Caranguejo do mangue

Algumas espécies de crustáceos vivem fixas a rochas ou até cascos de navios, como as cracas, que levam o nome de animais sésseis.

Outras espécies se locomovem na areia no fundo dos oceanos, como os siris e os camarões. Outras espécies nadam livremente pelo mar, mas também gostam de ficar protegidas entre rochas e corais no fundo do mar, como as lagostas.

Muitos crustáceos são intensamente pescados, pois são apreciados em grande parte da culinária mundial. 

Comentários do Facebook