Biologia marinhaVídeosZoologia

O Quilômetro Quadrado Mais Estranho do Oceano

O Quilômetro Quadrado Mais Estranho do Oceano: No fascinante documentário da National Geographic “O Quilômetro Quadrado Mais Estranho do Oceano“, alguns dos mais bizarros animais do planeta.

O Quilômetro Quadrado
Mais Estranho do Oceano

National Geographic: Last Paradise, Sea s Strangest Square Mile

O Quilômetro Quadrado Mais Estranho do Oceano

O fundo do mar do estreito entre as ilhas indonésias de Sulawesi e Lambeh é à primeira vista uma ordinária extensão marítima, inexpressiva e sem vida.

• Abismo Submarino O Gigante Do Pacífico

Na verdade, esta área é considerada uma das mais peculiares dos mares, com algumas das criaturas mais incomuns, com corpos com características únicas e habilidades óticas do qual a ciência ainda não compreendeu.

As ilhas de Sulawesi, Nusa Tenggara e Molucas, por serem separadas de massas continentais, desenvolveram suas próprias flora e fauna. A Papua fazia parte do continente australiano e é o lar de uma fauna e flora únicas estreitamente relacionadas com a Austrália, incluindo mais de 600 espécies de aves.

Indonésia – O Quilômetro Quadrado Mais Estranho do Oceano

by Luc Viatour
Peixe-mandarim. by Luc Viatour

A Indonésia é o segundo país (apenas atrás da Austrália) em número de espécies endêmicas, sendo que 36% das 1531 espécies de aves e 39% das 515 espécies de mamíferos do país são endêmicas.

O país possui 17.508 ilhas das quais cerca de 6000 são habitadas. As principais são Java, Samatra, Bornéu (compartilhada com a Malásia e Brunei), Nova Guiné (compartilhada com a Papua-Nova Guiné) e Celebes.

Oceanos

Com 1 904 569 km², a Indonésia é o décimo sexto país mais extenso do mundo em termos de superfície.

Situando-se entre as placas tectônicas do Pacífico, Euro-Asiática e Indo-australiana, a Indonésia é um país com muitos vulcões e com frequentes sismos, com pelo menos 150 vulcões ativos, incluindo o Krakatoa e o Tambora, famosos por suas erupções devastadoras no século XIX. 

Por se encontrar nas proximidades da Linha do Equador, a Indonésia tem um clima tropical, com diferentes temporadas de monções, de chuvas e de seca.  

O tamanho, o clima tropical e a geografia do arquipélago da Indonésia são a base para o segundo maior nível de biodiversidade do mundo (depois do Brasil) e sua fauna e flora são uma mistura de espécies provenientes da Ásia e da Australásia.

Comentários do Facebook