BiodiversidadeConservaçãoEcologiaEducação AmbientalMeio AmbienteVídeos

O trabalho do Ecólogo

O trabalho do Ecólogo: O curso de Ecologia da Unesp foi o primeiro a ser implantado no Brasil. Desde então, o profissional vem ganhando importância e interesse por parte da sociedade.

No vídeo abaixo você conhece mais sobre o curso realizado na Unesp e a relevante atuação do profissional no mercado.

Vídeo: O trabalho do Ecólogo

Atuação dos Ecólogos: O trabalho do Ecólogo

Biologia é aventura
Ecólogo em trabalho de campo

Ecólogos estudam ecossistemas por amostragem de um certo número de indivíduos que representam uma população. Os ecossistemas consistem nas comunidades que entre elas e com o meio ambiente. E em ecologia, comunidades são criadas por interação de populações de diferentes espécies de uma área.

Ecólogos coletam dados em níveis tróficos e teias alimentares para modelar estatisticamente e calcular parâmetros matemáticos, tais como aqueles usados em outros tipos de análise de rede, para estudar os padrões emergentes e propriedades compartilhadas entre os ecossistemas.

Não há uma fronteira nítida que separa a ecologia da evolução e que diferem suas áreas de aplicação. Ambas as disciplinas descobrem e explicam emergentes e únicos processos que operam em diferentes escalas espaciais e temporais da organização. Embora a fronteira entre a ecologia e evolução nem sempre é clara, é fato que os ecólogos estudam os fatores abióticos e bióticos que influenciam o processo evolutivo.

Ecologia vegetal
Ecologia vegetal. by NATT-at-NKM (Greenwich Ecology Park)

O arranjo piramidal emergente de níveis tróficos com quantidades de transferência de energia diminuindo à medida que as espécies se tornam mais distantes da fonte de produção é um dos vários padrões que repetem entre os ecossistemas.

O tamanho de cada nível trófico na pirâmide geralmente representa a biomassa, que pode ser medida como o peso seco dos organismos. Autótrofos podem ter a maior proporção mundial de biomassa, mas eles são rivalizados de perto ou mesmo superados pelos microrganismos.

Ecologia e suas divisões

Como matéria pode ser dividida em Autoecologia (é um dos dois grandes ramos em que Schot dividiu a ecologia), Demoecologia e Sinecologia. Entretanto, diversos ramos têm surgido utilizando diversas áreas do conhecimento: Biologia da Conservação, Ecologia da Restauração, Ecologia Numérica, Ecologia Quantitativa, Ecologia Teórica,

Ecologia
by Cory M Heck

Macroecologia, Ecofisiologia, Agroecologia, Ecologia da Paisagem.

Ainda pode-se dividir a Ecologia em Ecologia Vegetal e Animal e ainda em Ecologia Terrestre e Aquática.

Ecologia e evolução são consideradas disciplinas irmãs, sendo ramos da ciência da vida. Seleção Natural, Historia de vida, desenvolvimentos, adaptação, populações, e herança estão presentes em teorias evolutivas e ecológicas.

Há muitas aplicações práticas da ecologia, como a biologia da conservação, gestão de zonas úmidas, gestão de recursos naturais (agricultura, silvicultura e pesca), planejamento da cidade e aplicações na economia.

Comentários do Facebook