BiologiaCuriosidadesMeio Ambiente

Biologia é aventura

Biologia é aventura: Fazer ciência é aventurar-se pelo desconhecido. Mas essa aventura não é só na teoria. Muitos biólogos deixam seus laboratórios para explorar lugares remotos e praticam atividades de fazer inveja ao Indiana Jones. 

Biologia é aventura!

Muitos são os esportes considerados “radicais” que biólogos praticam. Isto porque o trabalho de campo faz parte da rotina de muitos profissionais da área biológica. E é justamente nas áreas mais remotas do planeta, aquelas mais inacessíveis, que costumam interessar mais aos biólogos.

Estas regiões selvagens muitas vezes tem clima inóspito, com animais perigosos e outras ameaças escondidas. Esses lugares exigem que o explorador tenha muito conhecimento e preparo para que a aventura não acabe mal. Veremos então dois desses esportes radicais frequentemente praticados por biólogos em trabalho de campo.

2 esportes radicais praticados por biólogos – Biologia é aventura

Biologia é aventura
“Escalaminhada”, caminhada em trilhas de ascensão, onde nos lugares mais difíceis de subir, usa-se as mãos em raízes ou pedras que existem no caminho; sem a necessidade do uso de cordas.

#1 :: Escalada é uma técnica desportiva cujo fim é atingir o cume de uma parede rochosa, de uma montanha ou mesmo uma árvore. O terreno vai de alguns metros para o bloco ou o muro de escalada, até a centenas de metros para as paredes rochosas.

É muito importante para profissionais que estudam plantas ou animais em montanhas.

Acrodendrologia é a técnica de escalada em árvores para estudos e manejos sobre a fauna e flora de dossel. Está técnica envolve os equipamentos e técnicas de alpinismo. Muitas vezes a atividade pode ocorrer a alturas superiores a 30 metros.

Muito usada na coleta de sementes florestais, a acrodendrologia é de grande importância para a manutenção da flora arbórea quando pensamos em reprodução de espécies e variabilidade genética.

• As maiores descobertas da história da biologia

Mergulho

Mergulho com tubarões - Biologia é aventura
Mergulho com tubarões. by Reedz Malik

#2 :: Mergulho é a prática de submergir, ou utilizando um aparato de respiração (mergulho autônomo, mergulho dependente ou semi-dependente) ou segurando a sua respiração, denominada mergulho livre. Mergulhar em rios e em oceanos é uma atividade corriqueira para muitos biólogos que estudam organismos que vivem no ambiente aquático.

Existe o risco de narcose ou de doença descompressiva após mergulhos profundos. Já a embolia traumática é um dos mais perigosos acidentes, que acontece se o ar contido nos pulmões ficar bloqueado ou não for expelido em quantidade suficiente durante a subida. Ataques de animais são pouco comuns, mas podem causar lesões nos mergulhadores exigindo socorro imediato e a intervenção médica em alguns casos.Biologia é aventura

As atividades de mergulho restringem-se a profundidades relativamente rasas, devido aos efeitos da pressão nas áreas mais profundas do mundo, mesmo roupas de mergulho rígidas são incapazes de levar os mergulhadores a estes ambientes.

• Razões para ser biólogo

A escalada e o mergulho são apenas algumas das atividades radicais praticadas pelos nossos cientistas. Biólogos manuseiam serpentes venenosas, animais peçonhentos, crocodilos e outros animais perigosos. Fazem trilhas em lugares desconhecidos, pulam de paraquedas e muitas outras aventuras que você nem imagina!

“Um homem que ousa desperdiçar uma hora de tempo não descobriu o valor da vida.”
— Charles Darwin :: Mais em Frases de biólogos famosos

Comentários do Facebook