BiodiversidadeBiofísicaIctiologiaVídeosZoologia

Os peixes elétricos da Amazônia

Os peixes elétricos da Amazônia: A Amazônia tem a maior diversidade de peixes de água doce do planeta. Entre eles, destacam-se os peixes elétricos.

Enquanto a eletricidade só existe para nós há pouco mais de cem anos, esses animais fazem uso dela há mais de 200 milhões de anos. Nesse documentário você conhece esses formidáveis peixes.

Os peixes elétricos da Amazônia

O poraquê é apenas uma entre mais de 120 espécies de peixes elétricos que existem na América do Sul.

As descargas produzidas prestam-se tanto à subsistência alimentar, sendo utilizadas para atordoar as presas das quais o animal se alimenta (geralmente peixes menores), quando à autodefesa do animal em razão de perigo iminente.

Peixes elétricos 

Os peixes elétricos da Amazônia - Electrophorus electricus
Electrophorus electricus. Aquarium tropical du Palais de la Porte Dorée.

As espécies de peixes elétricos podem ser de diversos de gêneros, de água doce ou salgada e com cargas elétricas variáveis. São dotados de células especiais em região específica do corpo (parte médio-posterior, até a cauda).

São capazes de gerar diferenças de potencial elétrico e suscetíveis de, por associação em série, desenvolver capacidade de descarga externa total apreciável, a variar de poucas dezenas a muitas centenas de volts, em correntes também variáveis de fração de um a alguns amperes, os valores destas correntes a dependerem da resistência elétrica do receptor (presa aquática ou ameaça potencial ou ser humano em encontro eventual).

Cada vez que os eletrócitos são estimulados por um comando que vem do cérebro, eles produzem uma pequena descarga elétrica de aproximadamente 120 milésimos de volt (120 milivolts).

Como o órgão elétrico é formado por milhares de eletrócitos que se descarregam ao mesmo tempo, um peixe como o brasileiro poraquê (Electrophorus electricus), com mais de 2 metros de comprimento capaz de gerar mais de 600 volts numa única descarga.

O poraquê (Electrophorus electricus) Os peixes elétricos da Amazônia

O poraquê (Electrophorus electricus) é uma espécie de peixe actinopterígio, gimnotiforme, que pode chegar a dois metros de comprimento e pesar cerca de vinte quilogramas. É uma das conhecidas espécies de peixe-elétrico, com capacidade de geração elétrica que varia de cerca de trezentos volts a cerca de 0,5 ampères até cerca de 1 500 volts a cerca de três ampères.

O termo “poraquê” vem da língua tupi e significa “o que faz dormir” ou “o que entorpece”, em referência às descargas elétricas que produz. Além deste nome, também é chamado de enguia, enguia-elétrica, muçum-de-orelha, pixundé, pixundu ou peixe-elétrico (embora não seja o único peixe-elétrico existente).

É típico da Bacia amazônica (rios Amazonas, Orinoco, Madeira), bem como dos rios do estado brasileiro do Mato Grosso, Rondônia. Também encontra-se em quase toda a América do Sul.

fonte: Wikipédia.org

Comentários do Facebook