A inteligência da Sépia
A inteligência da Sépia: A Sepia officinalis é uma das maiores e mais conhecidas espécies de sépias. As sépias são bem conhecidas por suas habilidades de camuflagem incomparáveis e inteligência desenvolvida.
A inteligência da Sépia
9/6/2020 :: Pesquisa FAPESP. CC BY-ND 4.0
Parentes dos polvos e das lulas, as sibas (Sepia officinalis) têm um cérebro relativamente grande e aprendem com facilidade.
Um experimento mostrou agora que elas também são capazes de tomar uma decisão com base em informações do passado.
Sob a orientação da psicóloga Nicola Clayton, da Universidade de Cambridge, Reino Unido, e da zoóloga Christelle Jozet-Alves, da Universidade de Caen, França, Pauline Billard submeteu 29 sibas, em momentos alternados, a dois padrões de alimentação.
No primeiro, os moluscos recebiam diariamente caranguejos pela manhã e camarões (seu alimento preferido) à noite. No segundo, o caranguejo seguia no cardápio, mas o camarão era oferecido em noites aleatórias.
Os chocos, sibas ou sépias são moluscos marinhos da classe Cephalopoda, ordem Sepiida.
Depois de um tempo, Billard observou que as sibas que recebiam camarão com regularidade comiam menos caranguejos de dia. O consumo de caranguejo aumentava se a oferta de camarão se tornava aleatória (Biology Letters).
“Foi impressionante a rapidez com que as sibas adaptaram o comportamento alimentar”, contou Billard à imprensa.
Fonte: Revista Fapesp > O que há para o jantar?
Você precisa fazer login para comentar.