Agrofloresta
Agrofloresta: No Brasil há um ambiente favorável para os mais diversos usos da terra, desde manejos intensivos a uma maneira mais ecológica. Surge aí a importância da Agrofloresta, sistema de plantio de alimentos que é sustentável e ainda faz a recuperação de uma floresta.
Agrofloresta
Agrofloresta ou Sistema Agroflorestal (SAF) reúne as culturas de importância agronômica em consórcio com a floresta. Uma maneira de minimizar os impactos ambientais na produção agropecuária, contribuindo para o uso sustentável dos recursos naturais.
É considerada o sistema de produção que mais se aproxima de uma floresta natural.
O sistema Agroflorestal tem por sua característica o manejo integrado com florestas naturais. Isso traz diversos benefícios com a preservação do solo assim como ajuda na conservação da fauna e da flora, além de contribuir com a fertilidade daquele ambiente.
Objetivos e fundamentos
Trabalhar a favor da natureza, associar cultivos agrícolas com florestais, recuperar os recursos ao invés de explorá-los e incorporar conceitos ecológicos ao manejo de agroecossistemas são algumas das características da Agricultura Sintrópica, mas não são exclusivas dela.
Variações desses fundamentos podem estar associados respectivamente à Permacultura, à Agrofloresta, à Agricultura Regenerativa e à Agroecologia, por exemplo.
A união da produção com a preservação.
- A agricultura e a pecuária são as principais causas do desmatamento no Brasil.
- O SAF se destaca como único modelo de produção agrícola que pode ser o habitat de diversas espécies de animais.
A agrofloresta recupera antigas técnicas de povos tradicionais de várias partes do mundo, unindo a elas o conhecimento científico acumulado sobre a ecofisiologia das espécies vegetais, e sua interação com a fauna nativa.
Ainda há uma grande discussão e pesquisas sobre a diversidade de espécies que podem combinar melhor dentro de um sistema agroflorestal.
Estudos:
- Engel, Vera (1999). Sistemas Agroflorestais: Conceitos e Aplicações (PDF). Botucatu: Unesp/Botucatu. Consultado em 11 de janeiro de 2018
- ↑ MARTINS, TATIANA PEREIRAS (2013). Sistemas Agroflorestais como Alternativa para Recomposição e uso Sustentável das Reservas Lagais. SÃO PAULO: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
- ↑ CHAVES, AGOSTINHO; SEGATO, IULLA; AMORIM, LEONES; NILENY, SOUZA. SISTEMAS AGROFLORESTAIS COMO ALTERNATIVA DE PRODUÇÃO ECOLÓGICA. TOCANTINS: Faculdade Católica do Tocantins.
Você precisa fazer login para comentar.