BiodiversidadeEntomologiaTaxonomiaVídeosZoologia

Besouros

Os Besouros: Esse documentário da série “O mundo secreto dos jardins” agora foca nos Besouros, ordem de insetos popularmente conhecidos como besouros. Todavia, escaravelhos, joaninhas e gorgulhos entre outros também pertencem a mesma ordem, a Coleoptera.

Documentário: Os Besouros

Besouro, um Coleóptero
Foto: Simon Plestenjak

São geralmente caracterizadas por um rígido exoesqueleto, bem como por rígidos élitros.

O exoesqueleto é composto por numerosas camadas de placas de quitina, chamadas de escleritos, que são separadas por suturas finas. Estas características possibilitam uma espécie de defesa blindada mas que não afeta sua flexibilidade.

Em geral a anatomia é bastante uniforme, embora certos órgãos específicos e apêndices possam variar muito em aparência e função entre as muitas famílias na ordem. Como todos os demais insetos, são divididos em três seções: cabeça, tórax e abdômen.

Coleoptera – Os coleópteros 

A palavra Coleoptera vem do grego κολεός, koleos (estojo) e πτερόν, pteron (asas), como uma referência a uma importante característica: um par de asas anteriores rígidas, conhecidas como élitros, que protegem como um “estojo” as asas posteriores, que são membranosas e delicadas.

besouros
Variabilidade em besouros; Museu Staatliches für Naturkunde Karlsruhe, Alemanha.

O nome por sua vez provém do castelhano abejorro por intermédio do português antigo “abesouro”, aumentativo de abeja (abelha).

A ordem Coleoptera possui o maior número de espécies dentre todos os seres vivos — cerca de 350 mil — sendo portanto o grupo animal mais diversificado existente. Dentre os seus representantes mais conhecidos estão as joaninhas, os besouros-rinocerontes, os gorgulhos, os escaravelhos, os besouros-serra-pau, os vaga-lumes, os salta-martins e os potós.

A maior família dentro da ordem coleoptera (e também dentre todo o reino animal) é a família Curculionidae, com mais de 50.000 espécies diferentes, que caracterizam-se pelo rostro comprido que possuem.

Diversidade

Os coleópteros apresentam uma enorme diversidade morfológica. Ocupam praticamente qualquer habitat, incluindo os de água doce, embora a sua presença em ambientes marinhos seja mínima. Principalmente, atribui-se a presença da ordem Coleoptera em diversos habitats aos élitros e aos diversos hábitos alimentares que suas espécies possuem.

Contudo, os besouros são na grande maioria animais fitófagos, o que torna alguns besouros verdadeiras pragas de culturas, como é o caso de certos besouros-da-cana, por exemplo.

Outros, como as joaninhas, são vorazes predadores de afídeos (pulgões) e, portanto, desempenham um papel importante no combate a estas pragas.

Comentários do Facebook