Biodiversidade marinha no Brasil
Biodiversidade marinha no Brasil: O documentário “Conhecendo a biodiversidade marinha no Brasil” apresenta os principais grupos de organismos encontrados em nossas águas, desde algas até baleias.
Biodiversidade marinha no Brasil

A Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional disponibilizou a educadores e educandos um vídeo para apoio didático na área de história natural.
Imagens da rica biodiversidade de áreas remotas do país podem ser levadas para dentro das salas de aula, fixando de forma simples, direta e rápida conteúdo científico produzido em diferentes Unidades de Conservação da natureza.
Perda da biodiversidade
Durante as últimas décadas, uma grande perda de biodiversidade vem sendo constatada. A maioria dos biólogos acredita que uma extinção em massa está a caminho. Apesar de divididos a respeito dos números, muitos cientistas acreditam que a taxa de perda de espécies é maior agora do que em qualquer outra época da história da Terra.

A maior parte dos organismos marinhos reproduz-se em locais específicos, põe os ovos noutros locais, passa o seu tempo de juvenil ainda em outros locais e a maturidade ainda em outros lugares.
Durante bastante tempo, os cientistas não fizeram qualquer ideia sobre a localização de muitas espécies durante certos períodos dos seus ciclos de vida.
Bioma marinho brasileiro
O bioma marinho do Brasil situa-se sobre a “Zona Marinha do Brasil” e apresenta diversos ecossistemas.

A “Zona Marinha do Brasil” é o biótopo da Plataforma continental que apresenta largura variável, com cerca de 80 milhas náuticas, no Amapá, e 160 milhas náuticas, na foz do rio Amazonas, reduzindo-se para 20 a 30 milhas náuticas, na região Nordeste, onde é constituída, basicamente, por fundos irregulares, com formações de algas calcárias. A partir do Rio de Janeiro, na direção sul, a plataforma volta a se alargar, formando extensos fundos cobertos de areia e lama.
A Zona Costeira Brasileira é uma unidade territorial, definida em legislação para efeitos de gestão ambiental, que se estende por 17 estados e acomoda mais de 400 municípios distribuídos do norte equatorial ao sul temperado do País.
A Zona Costeira Brasileira tem como aspectos distintivos em sua longa extensão através de diferentes biomas que chegam até o litoral, o bioma da Amazônia, o bioma da Caatinga e bioma da Mata Atlântica. Esses biomas com grande variedade de espécies e de ecossistemas, abrangem mais de 8.500 km de costa litorânea.