Biotecnologia

Bioengenharia

Bioengenharia (ou Engenharia biológica) é a aplicação dos conhecimentos de biologia e engenharia para criar produtos úteis e economicamente viáveis.

Bioengenharia

Análises Clínicas
Análises Clínicas

Os bioengenheiros (ou engenheiros biológicos) são profissionais da saúde como biólogos ou engenheiros que usam seus conhecimentos para criar produtos médicos, equipamentos de diagnóstico, materiais biocompatíveis, bioenergia renovável, engenharia agrícola e outras áreas que melhoram o padrão de vida das sociedades. 

A bioengenharia estuda e desenvolve instrumentos essenciais à manutenção da vida como, por exemplo, esfigmomanômetros, hemodiálise, bombas infusoras ou bomba de infusão, bombas de sangue, pulmões artificiais, desfibriladores, incubadoras neonatais, etc.

Os instrumentos de Laboratórios de análises clínicas desde Espectrofotômetros de Absorção Atômica até centrífugas são desenvolvidos e projetados por bioengenheiros.

Conheça a Biomedicina

O trabalho do bioengenheiro

Os bioengenheiros também desenvolvem técnicas e equipamentos para a manipulação ou pesquisa genética. Por exemplo os equipamentos de eletroforese são construídos por estes cientistas, que buscam através do estudo os melhores métodos e tecnologias para construir aqueles instrumentos, porém, não é o bioengenheiro que faz a manipulação genética, nem exames clínicos.

A engenharia biológica emprega conhecimentos de uma série de ciências puras e aplicadas, tais como processos de transferência de massa e transferência de calor, cinética, biocatalisadores, biomecânica, bioinformática, separação e purificação, design de biorreator, ciência de superfície, mecânica de fluidos e termodinâmica. 

Este ramo interdiciplinar aproveita também a aplicação de conhecimentos de matemática, química, física e economia, entre outros à concepção, desenvolvimento e operação de instalações ou instrumentos que permitem a utilização de organismos vivos para a produção biotecnológica

Bioengenharia (ou Engenharia biológica)

Engenheiros biológicos

Os engenheiros biológicos geralmente tentam imitar sistemas biológicos para criar produtos ou modificar e controlar sistemas biológicos, como organismos vivos ou vírus para que estes possam trazer algum bem em relação ao que se espera. Os bioengenheiros podem aplicar seus conhecimentos a outras aplicações de engenharia e biologia, incluindo modificações genéticas de plantas ou microorganismos

No Brasil não há uma única graduação ou pós-graduações que habilitem para a área, sendo os “bioengenheiros” designados por aqueles que trabalham com o intermédio da biologia e engenharias juntas.

Isto sendo biólogos e médicos entre os principais profissionais que usam da bioengenharia no quesito “melhoramento biológico” para o aperfeiçoamento da prática da biologia e da medicina, ou engenheiros químicos, engenheiros bioquímicos, engenheiros de bioprocessos  e engenheiros biomédicos profissionais da bioengenharia que usam de técnicas da engenharia em si para construção de equipamentos que agreguem no contexto biológico profissional e científico.

Comentários do Facebook