Complexo de Golgi
Complexo de Golgi é uma organela encontrada na maioria das células eucarióticas. Entre suas muitas funções essenciais, destaca-se o papel central no processamento e distribuição de substâncias na célula.
Complexo de Golgi, uma organela de múltiplas funções
2/9/2021 :: Por Josué Fontana
Mais de um século após a descoberta do Complexo de Golgi já sabemos de muitas atividades e funções importantes desempenhadas pela organela nas células.
Entre essas atividades está a secreção de proteínas ribossomáticas e a sua distribuição nas vesículas.
Atuando assim em processos de distribuição celular, mas também auxiliando no armazenamento, transformação ou remessa de substâncias, funciona como uma autêntica estação de coleta e despacho de produtos proteicos recebidos do retículo endoplasmático.
Em células animais, geralmente se encontra próximo ao núcleo e é formado por cisternas, compartimentos achatados definidos por membranas conectadas. Esse conjunto pode ser comparado em sua forma a uma pilha de pratos, sendo que cada uma dessas pilhas de Golgi contém, geralmente, 4 a 6 cisternas.
Na maioria das células vegetais, encontram-se centenas de pilhas independentes espalhadas próximas ao retículo endoplasmático. Essa organização depende dos microtúbulos, e em caso de despolimerização o aparelho de Golgi é disperso em várias pilhas.
Outros nomes: Aparelho de Golgi, complexo golgiense, dictiossoma ou golgiossomo
A estrutura foi descoberta ocasionalmente em 1898 pelo médico Camillo Golgi, em uma pesquisa sobre o sistema nervoso. Por seu tamanho relativamente grande dentro da célula, o Complexo de Golgi foi uma das primeiras organelas a ser descrita e observada em detalhes.
Uma organela de múltiplas funções
- Armazenamento de proteínas: Frequentemente as proteínas são produzidas, mas não são necessárias de imediato. Então essas proteínas podem ficar armazenadas no complexo de Golgi para posterior utilização.
As proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático são embaladas em vesículas, que se fundem com o aparelho de Golgi. Essas proteínas são modificadas e destinadas à secreção por exocitose ou para uso na célula.
- Síntese de polissacarídeos: no complexo de Golgi, alguns polissacarídeos são sintetizados. Nos animais, a relação entre a organela e os polissacarídeos se dá na síntese de glicosaminoglicanas, atuando como anticoagulantes. Nos vegetais, faz-se necessária a criação da lamela para separação das duas células após a mitose. Essa é criada a partir da secreção de pectina sintetizada pelo Golgi, formando a parede celular dos vegetais.
- Formação do acrossomo: o aparelho de Golgi possui uma função muito importante no fenômeno da fecundação, pois é dele que surge o acrossomo, vesícula que surge numa mudança na maturação dos espermatozóides. Sua função é permitir a entrada do material genético paterno no ovócito secundário.
- Glicosilação: processo de adição enzimática a pontos específicos na superfície de proteínas e lipídios, que, conforme a especificidade da molécula orgânica, pode ocorrer tanto no retículo endoplasmático quanto no Complexo de Golgi.
- Outras funções: também está envolvido no transporte de lipídios e na formação de lisossomos. As reações enzimáticas dentro das pilhas de Golgi ocorrem exclusivamente perto de suas superfícies de membrana, onde as enzimas estão ancoradas. Esta posição contrasta com o retículo endoplasmático, que possui proteínas e enzimas solúveis em seu lúmen.
Tráfego de proteínas
Fontes e referências:
- Golgi C (1898). “Intorno alla struttura delle cellule nervose“(PDF). Bollettino della Società Medico-Chirurgica di Pavia (em italiano).
- Suda Y, Nakano A (2012). “The yeast Golgi apparatus” (em inglês).
- Day KJ, Staehelin LA, Glick BS (2013). “A three-stage model of Golgi structure and function”. Histochemistry and Cell Biology (em inglês).
- Alberts, Bruce; et al. (1994). Molecular Biology of the Cell. Garland Publishing (em inglês).
- Golgi apparatus – Definition, Function, Location, & Facts. britannica.com (em inglês).
Você precisa fazer login para comentar.