BiomédicasEventosImunologia

Dia Mundial da Saúde

Dia Mundial da Saúde: O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril. Objetivo da celebração da data é conscientizar sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Dia Mundial da Saúde

7/4/2021 ::  Por Josué Fontana

Anualmente, o Dia Mundial da Saúde pretende discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS.

A polêmica dos alimentos transgênicos
A polêmica dos alimentos transgênicos

Em 2021 o foco é “Construir um mundo mais justo, equitativo e saudável após a COVID-19 na Região das Américas.” 

7 de abril

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

Documentário Agroecologia
Documentário agroecologia

Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950.

Como sua alimentação pode melhorar sua imunidade?

por Dra. Fernanda de Luca
Um organismo saudável é um corpo sem doenças e para isso nossas células, tecidos, órgãos e sistemas devem estar funcionando em perfeita sintonia.

Para essa harmonia acontecer, inúmeras reações químicas que ocorrem a todo instante nas nossas células precisam ser “abastecidas” com os chamados micronutrientes (vitaminas e minerais). E onde encontramos essas substâncias? Na nossa alimentação é claro!

Frutas, legumes e verduras são as maiores fontes de vitaminas e minerais

Dia Mundial da Saúde
Frutas, legumes e verduras saudáveis.

A vitamina C por exemplo só é encontrada em alimentos de origem vegetal e tem função antioxidante e imunoestimulante. As principais fontes são: acerola, caju, laranja, kiwi, morango, pimentões, couve.

Uma alimentação rica em alimentos processados (enlatados, embutidos como salsicha, presunto, salame), refinados (farinha de trigo, açúcar), carnes, gorduras saturadas (bacon, manteiga, queijos e leite) é altamente inflamatória, prejudicando o adequado funcionamento das células.

As reações químicas começam a não acontecer da maneira como deveriam e muitas vezes acabam produzindo toxinas que podem podem destruir a própria célula ou atrapalhar seu funcionamento, com prejuízo importante de órgãos e sistemas, como o imunológico!

Os alimentos ultraprocessados
Alimentos ultraprocessados

Então não se trata apenas de comer alimentos saudáveis mas também de NÃO COMER alimentos que nos fazem mal.

Dessa forma, para que nosso sistema imunológico possa funcionar com “força total” e assim combater vírus e bactérias que nos rondam o tempo todo, precisamos “abastecer” nossas células com os nutrientes de que precisa.

Como um carro que depende de gasolina ou álcool para andar, nosso corpo precisa de vitaminas e minerais para lutar contra invasores e a vitória dessa luta vai depender exatamente do ótimo funcionamento do nosso sistema imunológico!


A dra. Fernanda de Luca é médica pediatra e nutróloga, presidente da Associação Brasileira dos Médicos Vegetarianos (ABMV) e apoiadora da campanha Tire As Pandemias do Cardápio da Million Dollar Vegan. Ela ajuda adultos e crianças a melhorar sua saúde e aumentar sua imunidade através da adoção de uma alimentação à base de alimentos vegetais.

link relativo: Campanha da OMS – Dia Mundial da Saúde 2021

Comentários do Facebook