IctiologiaMeio AmbienteZoologia

Peixe transgênico invade águas da Mata Atlântica

Peixe transgênico: Peixe geneticamente modificado para brilhar no escuro é encontrado em riachos da Mata Atlântica. O  transgênico do paulistinha (Danio rerio), também conhecido como peixe-zebra, preocupa os ambientalistas. Peixe transgênico invade águas da Mata atlântica
artigo original www.biologo.com.br
Peixe transgênico invade águas da Mata Atlântica

6/4/2022 ::  Marco Pozzana, biólogo

Eles são peixes ornamentais coloridos, queridinhos dos aquacultores e aparentemente inofensivos. Mas quando se trata de transgênicos e meio ambiente, as coisas podem facilmente sair do controle.

Mata Atlântica
Mata Atlântica

Os biólogos brasileiros já tinham pedido medidas para evitar que peixes como o paulistinha escapassem das pisciculturas, entrando nos corpos d’água locais, onde competem com espécies nativas por comida. Outro fator que agrava o risco ambiental é o fato de que possivelmente o peixe-zebra não tenha predadores locais.

Pois em estudo recente, pesquisadores brasileiros mostraram que o peixe-zebra transgênico foi encontrado em riachos da Mata Atlântica e está se reproduzindo e ameaçando espécies nativas.

André Magalhães, biólogo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) publicou um estudo científico sobre a adaptação do peixe-zebra no bioma. O pesquisador mostrou preocupação com os efeitos da espécie invasora, que podem ter sérios impactos ecológicos ao competir com os peixes nativos por comida nos rios da Mata Atlântica, um dos biomas brasileiros mais impactados pela presença humana. 

GloFish – uma ameaça para a biodiversidade nas águas da Mata Atlântica

Peixe transgênico invade águas da Mata atlântica
GloFish, variedade fluorescente transgênica do Danio rerio.

“Além de muitas espécies de peixes não nativos, agora temos peixes híbridos não nativos e, o pior de tudo, peixes geneticamente modificados não nativos, como o peixe-zebra transgênico.” André Magalhães, principal autor do estudo

GloFish® Fluorescent Fish Video! (Includes our new GloFish Tetras!) on Make a GIF

Os pesquisadores coletaram exemplares de GloFish, peixe transgênico do paulistinha, em todos os cinco riachos de cabeceira estudados no sudeste da Bacia do Rio Paraíba do Sul, que é considerada a bacia hidrográfica brasileira que tem sido mais impactada pela atividade humana.

Segundo o biólogo, os peixes estão nos primeiros estágios de invasão, podendo ter escapado de uma das cerca de 4.500 lagoas do centro de aquicultura ornamental de Muriaé (MG). André diz que alguns dos peixes nativos podem ser levados à extinção por esses GloFish e outras espécies introduzidas. 

Fontes e referências:
  • Magalhães, A. L., Brito, M. F., & Silva, L. G. (2022). The fluorescent introduction has begun in the southern hemisphere: Presence and life-history strategies of the transgenic zebrafish Danio rerio (Cypriniformes: Danionidae) in Brazil. Studies on Neotropical Fauna and Environment, 1-13. doi:10.1080/01650521.2021.2024054 (em inglês)..
  • Howard, R. D., Rohrer, K., Liu, Y., & Muir, W. M. (2015). Mate competition and evolutionary outcomes in genetically modified zebrafish (Danio rerio). Evolution69(5), 1143-1157. doi:10.1111/evo.12662 (em inglês)..
  • Peixes transgênicos invadem rios brasileiros e causam preocupação – tecmundo.com.br
Comentários do Facebook