Precisamos falar de compostagem
Precisamos falar de compostagem: É necessário mudar o modo como lidamos com o nosso lixo e com o ambiente. Para tal, é indispensável praticarmos a compostagem doméstica, um processo simples de transformação de resíduos orgânicos em substrato e adubo para plantas.
Precisamos falar de compostagem
15/9/2021 :: Por Josué Fontana
Quando falamos em sustentabilidade, desperdício não tem vez. E para evitar que continuemos despejando diversas toneladas diárias de sobras de alimentos nos aterros sanitários, compostagem é a palavra da vez.
Entendemos a compostagem como o processo de decomposição de materiais orgânicos por organismos heterótrofos aeróbios, para obtenção de adubo. Com a prática, uma família pode reduzir em mais de 70% o volume do resíduo gerado em seu dia a dia.
Compostagem doméstica
Nesta autêntica reciclagem do lixo orgânico, não é necessário nenhum equipamento sofisticado para iniciar. De qualquer modo, você vai precisar de três recipientes que irão formar a sua composteira. Você pode optar por comprar a mesma ou fazer você uma, conforme as instruções encontradas nesse link.
Se você não quer uma composteira em sua casa, uma opção é contratar empresas que venham até o seu endereço buscar o lixo orgânico para que eles façam a compostagem. Um exemplo é o Ciclo Orgânico. Normalmente essas empresas também entregam o adubo para os clientes.
De qualquer modo, você deve entender que quem faz essa “mágica” acontecer são os organismos que transformam o lixo em adubo. A “estrela” desses bichos, é, sem dúvida, a minhoca.

A minhoca é tão importante para a composteira, que é altamente recomendável que você adquira algumas para iniciar a prática. A espécie mais indicada é a minhoca californiana (Eisenia fetida). Todavia, diversos animais podem surgir aos poucos, contribuindo também na reciclagem da matéria orgânica. Alguns desses são: enquitreídeos, colêmbolos, ácaros oribatídeos, lesmas ou besouros, entre outros.
A compostagem doméstica rende um adubo de altíssima qualidade que serve de substrato para as plantas da casa ou da horta. Também rende um potente biofertilizante — fertilizante líquido, chamado vulgarmente de chorume. Que tal iniciar a compostagem o quanto antes possível?
Fontes e referências:
- FERNANDES, P.; Estabilização e Higienização de Biossólidos. In: BETTIOL. W e CAMARGO, O.A. Impacto Ambiental do Uso Agrícola do Lodo de Esgoto.Jaguariúna, SP. Embrapa Meio Ambiente, 2000.
- FERREIRA, C.J.; Avaliação do Programa de Compostagem Doméstica do Município de Oeiras e Contributos para uma Central de Compostagem de Resíduos Verdes. Tese de Licenciatura em Ciências do Ambiente, ramo Qualidade do Ambiente, Universidade de Évora, 2005.
- Biofertilizante x chorume – Saiba qual é a diferença entre eles
- Le composteur | Le site de référence sur le compostage – (em francês).