Profissão Limnólogo
Profissão Limnólogo: O mais comum é ser biólogo, químico ou físico, mas quem procura a pós-graduação em Limnologia se torna um especialista em estudos de água doce.
Profissão Limnólogo
O Profissões – Limnólogo – visita Carla Ferragutti, limnóloga do Instituto de Botânica de SP. Na companhia de seus alunos, ela mostra a pesquisa de monitoramento do Lago das Garças, que fica dentro do instituto, e fala das possibilidades da profissão.
Os métodos utilizados nos estudos limnológicos são semelhantes aos métodos utilizados nos estudos oceanográficos, o que faz com que a limnologia seja considerada uma ciência irmã da oceanografia.
A limnologia é a ciência que estuda as águas interiores, independentemente de suas origens.
Embora a limnologia tenha sido originalmente desenvolvida com o objetivo de estudar os ambientes lacustres (lagos), na realidade, os ambientes estudados abrangem todos os tipos de águas interiores.
A compartimentação das áreas do conhecimento limnológico levou à criação das linhas de pesquisa relacionadas ao estudos das formas (isto é a extensão e profundidade) do ambiente lacustre, aos aspectos abióticos da coluna de água.
Classificação dos ecossistemas de água doce
Em casos em que a massa de água doce suporte uma pescaria, estes estudos fornecem informações importantes para as ciências pesqueiras.
De acordo com Cesar & Sezar, é a seguinte a classificação dos ecossistemas de água doce:
Limnociclo é o biociclo dulcícola, ou seja, o conjunto dos ecossistemas de água doce e apresenta dois biócoros distintos:
- O biócoro das águas lênticas, ou seja, de águas paradas ou de pouca corrente, como pântanos, brejos, poças d’água, lagos e lagoas.
- O biócoro das águas lóticas, ou seja, de águas correntes como riachos, ribeirões, rios e torrentes.
Você precisa fazer login para comentar.