Rachel Carson
Rachel Carson: A bióloga marinha e ecologista norte-americana Rachel Louise Carson (1907 – 1964) era também escritora. Através da publicação do best-seller Silent Spring (1962), ajudou a lançar a consciência ambiental moderna.
Seu pensamento ajudou o mundo a mudar o modo de lidar com o meio ambiente. Conheça aqui um pouco da sua vida desta talentosa bióloga.
Rachel Carson
Em setembro de 1962, a bióloga norte-americana Rachel Carson publicava o livro Primavera Silenciosa. Começava uma enorme polêmica sobre o uso de pesticidas na agricultura.
Seu livro se tornaria um best-seller, influenciando o movimento ambientalista em todo o mundo. Mais que isso, depois da publicação o movimento ambiental passou a ser encarado como uma ciência.
Biografia Rachel Carson
Desde a infância, influenciada pela mãe, interessava-se pela natureza.
Em 1929 graduou-se na Pennsylvania College for Women, estudou na Woods Hole Marine Biological Laboratory e depois formou-se em Zoologia pela Universidade Johns Hopkins, em 1932.
Foi contratada pelo governo americano para escrever boletins para a rádio durante a Depressão e também escrevia artigos sobre história natural para o jornal The Baltimore Sun.
O supervisor de Carson, satisfeito com o sucesso da série de rádio, pediu-lhe para escrever a introdução de uma brochura pública sobre o departamento de pesca.
No exame de serviço civil, ela superou todos os outros candidatos e, em 1936, tornou-se apenas a segunda mulher do Bureau of Fisheries, contratado para uma posição profissional em tempo integral como bióloga.
Em 1936, torna-se editora–chefe de todas as publicações do renomeado United States Fish and Wildlife Service (Departamento de Pesca e Vida Selvagem).
Suas primeiras publicações foram sobre os estudos das espécies e seres vivos que habitavam os mares e oceanos como: Under The Sea Wind (Sob o Vento do Mar – 1941), The Sea Around Us (O Mar Que Nos Rodeia – 1951), que foram sucessos internacionais, assim como foram traduzidos para 30 idiomas.
Silent Spring (Primavera Silenciosa)
Silent Spring, o livro mais conhecido de Carson foi publicado em 27 de setembro de 1962.
O livro descreveu os efeitos nocivos dos pesticidas sobre o ambiente e é amplamente creditado por ajudar a lançar o movimento ambiental.
Em 1994, uma edição de Silent Spring foi publicada com uma introdução escrita pelo vice-presidente Al Gore. Em 2012 Silent Spring foi designado um Marco Histórico Histórico Nacional pela American Chemical Society pelo seu papel no desenvolvimento do movimento ambiental moderno.
fonte: Wikipedia.org
Você precisa fazer login para comentar.