BiomédicasBioquímicaMicrobiologiaParasitologia

Imunologia

Imunologia é a área da biologia dedicada ao estudo do sistema imunitário de todos os organismos.

Conheça aqui esse ramo, cujo conceito foi criado pelo biólogo Elie Metchnikoff em 1882. 

Imunologia

Elie Metchnikoff - Imunologia
O pioneiro da imunologia Elie Metchnikoff, biomédico russo ganhador do Nobel em 1908

Após espetar uma larva transparente de estrela-do-mar com o espinho de uma roseira, Metchnikoff verificou um acumulo de células cercando a ponta afiada, um dia depois.

Uma resposta ativa dos organismos foi então proposta, baseada nas observações da Fagocitose (termo cunhado pelo próprio Metchnikoff). Esta atividade seria fundamental na manutenção da integridade dos organismos, sendo que a defesa aparece como um fenômeno secundário.

A Imunologia

A imunologia estuda o funcionamento fisiológico do sistema imune de um indivíduo no estado sadio ou não.

Também pesquisa-se o mal funcionamento do sistema imune em casos de doenças imunológicas (doenças autoimunes, hipersensitividade, deficiência imune rejeição pós enxerto); características físicas, químicas e fisiológicas dos componentes do sistema imune in vitro, in situ e in vivo.

O ramo da imunologia que estuda a interação com o comportamento e o sistema neuroendócrino chama-se psiconeuroimunologia.

Sistema imunológico

Imunologia
Immunology and Regenerative Medicine Research Laboratory – University of Calcutta – by Biswarup Ganguly

O sistema imunitário ou sistema imunológico ou ainda sistema imune é um sistema de estruturas e processos biológicos que protege o organismo contra doenças. De modo a funcionar corretamente, o sistema imunitário deve detectar uma imensa variedade de agentes, desde os vírus aos parasitas, e distingui-los do tecido saudável do próprio corpo.

Os agentes patogênicos podem rapidamente evoluir e adaptar-se de modo a evitar a detecção e neutralização por parte do sistema imunitário, pelo que os vários mecanismos de defesa também evoluíram no sentido de os reconhecer e neutralizar.

Até mesmo os simples organismos unicelulares possuem um sistema imunitário rudimentar, na forma de enzimas que os protegem de infecções por bacteriófagos.

Outros mecanismos imunitários básicos acompanharam a evolução dos eucariotas e estão hoje presentes nos seus descendentes contemporâneos, como as plantas e os insetos.

fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook